#EURO2016 | Com a Itália fora, vamos sentir falta da Alitalia no Twitter

alitalia

Ontem (2), a Alemanha quebrou um dos maiores tabus do futebol mundial ao eliminar a Itália na UEFA EURO – e em qualquer outra competição de seleções principais – pela primeira vez. E, por tabela, decretou o fim de um dos melhores cases de redes sociais do torneio. Estamos falando a campanha #TifaItalia (“Torça Pela Itália), da Alitalia.

Patrocinadora azzurra desde sempre, a companhia aérea usou seu Twitter para ativar todos os jogos da Itália. Como? Promovendo discussões com concorrentes dos países adversários: Flying Brussel (Bélgica), SAS (Escandinávia – Suécia), Aer Lingus (Irlanda), Iberia (Espanha) e Lufthansa (Alemanha).

Com bom humor, a Alitalia mostrou, na prática e com baixíssimo, que realmente #TifaItalia e ainda conquistou a admiração dos torcedores (leia-se: potenciais consumidores) rivais. Ações espontâneas ou combinadas? Pouco importa: são cinco golaços que merecem ser relembrados. Vamos nessa?

Soccer Euro 2016 Belgium Italy

Flying Brussels, você é boa o bastante para aceitar a nossa aposta?


Não sei se você lembra, mas nós vencemos vocês em novembro.
Não se preocupe, você receberá um tweet nosso esta noite de todo modo!


Ops! Esquecemos do amistoso! Pronta para jogar de verdade?


Claro! Estamos ansiosos para hoje à noite!
Falo com você depois do jogo!


Grande jogo, parabéns! Esperamos que possamos nos reencontrar depois,
ou mesmo para uma revanche no torneio!


Não há maior satisfação do que vencer uma equipe tão boa.
Você foi um adversário digno.


Eder

Olá, SAS! Você concorda em deixar os “biscoitos” fora do jogo dessa vez?
[PARA ENTENDER: biscotto é “jogo de compadres”. Uma menção à EURO 2004,
em que Suécia e Dinamarca empataram na última rodada da fase de grupos,
avançaram e deixaram a Itália de fora.]


Não posso prometer nada, mas se você não estiver satisfeita,
contate o nosso departamento de atendimento ao cliente após o jogo.


Obrigado pela sugestão. Mas, por favor, sinta-se à vontade
para tirar o dia de folga. Aproveite o jogo!


SAS, não se contente com 1 biscoito quando você pode ter 4.
Grande jogo, pessoal. Boa sorte!


FBL-EURO-2016-MATCH35-ITA-IRL

Oi, Aer Lingus. Não estamos no 6 Nations [de rugby].
Por favor, lembre aos rapazes de pegar a bola certa!


Pode vir.
[PARA ENTENDER: a hashtag #BlameSchillaci é uma referência a Toto Schillaci, autor do gol que eliminou a Irlanda na Copa do Mundo FIFA 1990, realizada na Itália.]


Aproveite o jogo! Vejo você depois.


Aer Lingus, o Terceiro Tempo é o que mais amamos no esporte. Parabéns!


italia 4

Olá, Iberia. Aqui você tem 5 boas razões para nos deixar chegar às quartas.
Vocês nos devem uma!


Olá, Alitalia. Hoje é um grande dia para que você volte para casa
fazendo uma escala em Madrid.


Olá, Iberia. Ainda não convencemos vocês? Aí vai a segunda.


Olá, Iberia. Se você gosta mesmo do esporte, a terceira vai te convencer.


Iberia, sempre voltamos de Madrid com boas lembranças. Que vença o melhor!
[PARA ENTENDER: em 1982, a Itália foi tricampeã mundial em Madrid.]


Que o futebol não separe aquilo que o Twitter uniu. Boa sorte!


Parabéns, Alitalia. Entendemos que você não vai voar com o nosso “bilhete al dente”,
podem nos procurar que mudamos a data.


Oi, Iberia. Pode nos ajudar, por favor?
Há um problema nessa reserva.


Não se preocupem, mudamos a data para vocês,
sem problema. Parabéns de novo!


italia 5

Lufthansa, fique calma e não pense em 1970. E 1982. E 2006. E 2012.


Oi, Lufthansa. Para um jogo como esse, vocês precisam se sentir confortáveis.


Muito bem, Lufthansa. Você precisou de 46 anos, mas, no fim, conseguiu! Parabéns


Obrigado, Alitalia. Saúde.


Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação.

Category: MarketingRedes Sociais