#ElGranDerbi | LaLiga leva o clássico Sevilla x Bétis para além da Andaluzia

el-gran-derbi-002

Este jogo não é apenas um jogo. Na realidade, nenhum dérbi é. Nesta cidade, o futebol domina as conversas nos bares, entre as famílias e nas empresas durante todo o ano. Nesta cidade, vive-se por e para as tradições e suas paixões, e uma delas é o FUTEBOL — em letras maiúsculas. #ElGranDerbi une os sentimentos de uma cidade dividida entre o vermelho e o verde.

O que você acabou de ler é um trecho do comunicado conceitual com o qual os arquirrivais Sevilla e Real Bétis selaram um acordo de cooperação entre suas diretorias e principais torcidas para promover o clássico desta terça-feira (20), agora “embalado” pela marca de El Gran Derbi (“O Grande Dérbi”). Sendo que a equipe do Sevilha nas apostas da bet365 tem mais odds de futebol para a conquista dos três pontos. E, embora ambos já registrem duelos internacionais — nas oitavas de final da UEFA Europa League 2013-14 –, esse novo encontro, o 127º em 101 anos de história, será o primeiro realmente pensado pela LaLiga para ir além da Andaluzia.

A primeira ação foi criar uma marca para o clássico sevilhano (essa, que você vê um pouco mais acima — e que, bem, poderia ser mais bem resolvida). Depois, devidamente batizado, #ElGranDerbi ganhou uma campanha de mídia global, com destaque para o filme veiculado nos mais de 150 países que detém os direitos de transmissão da LaLiga, o que garantiu uma divulgação em cinco idiomas (espanhol, inglês, francês, japonês e chinês) para uma audiência estimada de 140 milhões de pessoas mundo afora.

Em suas redes sociais, a LaLiga aproveita e cria fatos para ativar #ElGranDerbi. Os melhores exemplos estão abaixo: destacar os técnicos Jorge Sampaoli (Sevilla) e Gustavo Poyet (Bétis), estreantes no clássico, e, ainda surfando na popularidade dos últimos Jogos Olímpicos, convocar atletas vermelhos e verdes para declararem suas torcidas.

 

 

 

Ao mesmo tempo, os clubes também fizeram as suas ativações para #ElGranDerbi. O Sevilla, fortalecido pelo recente tricampeonato consecutivo da UEFA Europa League, dá continuidade ao seu conceito #SevillaNuncaTeRindas e busca uma nova vitória para fazer história. Já o Bétis, que não vive uma fase tão badalada, elegeu a torcida como diferencial — como se dissse que um pedaço do estádio Benito Villamarín estará no Nervión, casa do arquirrival.

E, como sempre, quem termina e consagra o trabalho é a torcida, que abraçou o movimento em torno de #ElGranDerbi — inclusive no Brasil, como você verá abaixo. Sevilla x Bétis talvez jamais chegue à amplitude de um Superclásico entre Real Madrid e Barcelona, mas tem potencial para se tornar um bom produto de mídia “tipo exportação” para a LaLiga e os dois clubes. Num futebol tão “madrid-dependente” e “barçadependente” como é o espanhol, essa é uma excelente notícia. Que esse movimento não pare por aqui — e que os demais dérbis regionais recebam a mesma atenção.

 

 

 

 

 

 

 

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

 

Imagens: Divulgação.

Category: Marketing