Como as marcas estão ativando o penta do Grêmio na Copa do Brasil

gremio1

Primeiro campeão (1989). Primeiro bi (1994). Primeiro tri (1997). Primeiro tetra (2001). E, desde ontem, o Grêmio é também o primeiro pentacampeão da Copa Continental Pneus do Brasil — seu primeiro título nacional em 15 anos. E enquanto a massa gremista forma o descontrole comemorando, suas marcas parceiras aproveitam para fazer marketing. Abaixo você confere algumas das principais ativações até aqui. E se você já viu alguma que não publicamos, mande para a gente nos comentários, ok?

UMBRO. Fornecedora esportiva tricolor, a diamond foi a mais rápida, veiculando o vídeo acima em suas redes sociais logo após o apito final na Arena do Grêmio. Compensou: só no Facebook, já são mais de 32 mil visualizações, 2,9 mil reações e 900 compartilhamentos no Facebook — e os números seguem crescendo.

A Umbro também se uniu ao site popular gremista Dücker (ducker.com.br) para realizar a #CoberturaUmbro, com fotos e vídeos em tempo real dos bastidores, pré-jogo e pós-taça.

BANRISUL. Máster de camisa do Grêmio, o banco também foi às redes sociais para mostrar que a sua marca também marcou o penta.

4ALL. Patrocinadora do manto gremista (nas costas, abaixo da numeração) durante a decisão, a startup — que promete integrar inúmeros aplicativos numa mesma plataforma — disponibilizou um filtro de Snatchap tricolor para os torcedores.

HAVAN. Este é um caso especial. A rede de departamentos catarinense chegou às mangas da camisa gremista para a decisão através do programa Grêmio Sponsor Experiense-GSE (grosso modo, um sistema de “degustação de patrocínio”, criado pelo clube para mostrar às marcas na prática o impacto de se associar ao clube). Daí a empresa ter ressaltado o orgulho de “fazer parte” da conquista em um post no seu Facebook.

HAMBURGUERIA 1903. A rede de fast food do Grêmio (parceria com a Sport Food, empresa do Grupo Pluri Consultoria) não deixou por menos: colocou faixas de penta nos seus hambúrgueres e está realizando uma happy hour permanente hoje.

GRÊMIO. E não poderia faltar a marca mais importante da festa, certo? Foram duas ativações simultâneas. A primeira aconteceu no Facebook: com um app para que os torcedores personalizem suas fotos de avatar. E a segunda está no Youtube: um vídeo exaltando todo o elenco pentacampeão da Copa Continental Pneus do Brasil — incluindo Renato “Gaúcho” Portaluppi, o homem-gol do Mundial de 1983, agora técnico tricolor.

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação.

Category: Marketing