CLUB 1872 | Grupo de torcedores já é o 5º maior acionista do Rangers

rangers 1

Há pouco mais de dois anos, falamos sobre o programa “Buy Rangers” — uma iniciativa da associação de torcedores Rangers Supporters Trust-RST para criar uma frente de acionistas populares que controlaria até 50% do Rangers, então em seu caminho de volta à Scottish Premier League-SPL, após a falência de poucos anos antes.

Esse objetivo permanece, mas os meios de conquistá-lo mudaram. Primeiro, a RST uniu-se à Rangers First para criar o CLUB 1872, hoje a maior organização (não confundir com torcida organizada) de fãs dos light blues. E, segundo, o “Buy Rangers” foi substituído por um plano progressivo de compra de ações. Que já está funcionando.

rangers-001

Nesta semana, o CLUB 1872 anunciou a compra de 6,25% (exatas 5.093.326 ações) do Rangers, tornando-se o maior grupo no capital do clube e o quinto acionista majoritário — atrás apenas dos cotistas individuais Dave King ( 14.57% — 11.869.505); George Taylor (9.30% — 7.575.000); Mike Ashley (8.92% — 7.265.000), que, registre-se, continua sendo persona non grata no Ibrox Stadium; e Sandy Easdale (6.45% — 5.256.110).

rangers 2

As próximas etapas do CLUB 1872 são: elevar sua participação para 10%, blindando suas ações de futuras e eventuais ofertas de aquisição pública (ou seja, essas ações não poderiam ir à venda, o que garantiria a presença fixa de torcedores na administração e no conselho), e, posteriormente, chegar a 25%, tornando-se maioria. Método para isso, o grupo possui: de suas receitas, 5% cobrem custos operacionais, 47,5% são exclusivamente destinadas à compra de ações e outros 47,5% compõem um fundo para financiar atividades — como captação de associados ou mesmo compras de ações, se os membros assim decidirem. Está nascendo, finalmente, o Rangers popular?

rangers-002

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação.

Category: Marketing