Cinema, futebol, ativação e visibilidade

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O cinema é uma indústria que movimenta bilhões de dólares por ano e realiza uma verdadeira disputa pela bilheteria. Cada vez mais, os estúdios estão tendo que divulgar seus lançamentos de formas diferentes e impactantes. Somente em 2016, as telonas vão emplacar um total de 32 super produções, uma média de 2,6 novos filmes por mês.

A busca pela divulgação através do futebol é cada vez maior e os grandes estúdios de Hollywood estão ativando os lançamentos através de parcerias com clubes, jogadores, seleções e competições. O ase mais recente foi criado pela Sony Pictures para divulgar o filme Caça-Fantasmas, com o espanhol Andrés Iniesta.

No início do ano, a Fox Films fechou uma parceria global com o Manchester United, para promover seus filmes nas plataformas digitais do clube e também nas propriedades de campo.

Durante a partida Flamengo x Fortaleza, pela Copa Continental do Brasil, foi possível ser impactado pela divulgação do filme Independence Day – Ressurgence, nos painéis de LED do campo. O vídeo alertava para uma nova invasão e no final revelava do que se tratava. O filme terá sua pré-estreia no país em 22 de junho, no Allianz Parque, arena do Palmeiras.

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Para divulgar o filme Batman x Superman, Corinthians e Santos fecharam patrocínios pontuais e estamparam as hashtags dos super-heróis nas barras das camisas, durante o clássico válido pelo Paulistão Itaipava 2016.

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A Warner Bros. Pictures aproveitou a convocação da seleção inglesa para a UEFA Euro 2016 e ativou o filme Esquadrão Suicida, que será lançado no dia 4 de agosto. E nas redes sociais, a competição tem servido como vetor de conteúdo para a produção.

E esses são apenas alguns exemplos de que o futebol entrou de vez no planejamento estratégico dos principais lançamentos hollywoodianos. Esperamos que também o cinema nacional e, consequentemente, os nossos clubes, possam aproveitar esse filão de oportunidades.

Raphael Lavor é publicitário, torcedor, colecionador de artigos futebolísticos e trabalha na Klefer Marketing Esportivo.

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