CBF promove debate sobre internacionalização de marca

Ontem na “Semana de Evolução do Futebol” promovida pela CBF, foi abordado o tema “Internacionalização: ultrapassando fronteiras e conquistando torcedores mundo afora”. A entidade trouxe o executivo de Negócios Internacionais e Desenvolvimento do FC Barcelona, Arturo de La Fuente.

Foram exibidos alguns vídeos produzidos com e/por patrocinadores de diversos países, mostrando o uso dos pilares organizacional do Barça: jogo bonito, valores, apoio ao social e talento feito em casa. O Barcelona possui hoje espalhados em todo o mundo, mais de 40 parceiros comerciais, além de escritório em Hong Kong e em breve em NY . Dentre diversos números e informações relevantes apresentadas por La Fuente, aparece uma em destaque que mostra o clube espanhol deixando a 26º posição e pulando para 2º em valor da marca no futebol, em um curto período, entre 2011 e 2014.

barca

Outros palestrantes do dia que compartilharam experiências sobre conquistas de novos mercados e internacionalização de marcas foram: Ricardo Villar (CEO da Florida Cup), Ann Carolin Onnen (Diretora da German American Insights in Sports e líder do processo de comercialização da Bundesliga) e Marcio Utsch (CEO da Alpargatas/Havaianas).

alpargatas

convidados

Nota: A CBF havia disponibilizado no youtube um vídeo na integra das palestras e debates, mas infelizmente no momento está sem som, assim que o problema for resolvido, colocaremos aqui.

Category: Negócios