Barcelona e Real Madrid possuem as marcas esportivas mais valiosas nas redes sociais

ney_messi

Uma pesquisa realizada pela Forbes junto com a Hookit aponta que o Barcelona e o Real Madrid são os times esportivos que mais geram valor aos patrocinadores nas redes sociais, em todo o mundo. O estudo feito no período entre junho 2015 e junho de 2016, foi dividido em 3 categorias: número de seguidores, interação e valor de mídia.

madrid

O clube catalão possui atualmente 148 milhões de seguidores, enquanto os galáticos do Real possuem 146 milhões. Os dois clubes espanhóis possuem individualmente mais seguidores do que todos os times da NFL somados, que chegam aos 141 milhões.



Apesar da proximidade em número de seguidores, o valor da mídia social do Barcelona é bem maior do que a do Real Madrid, de acordo com a pesquisa. Este fato se dá pela questão de interação que o Barça gera. Nos 12 meses analisados, o clube catalão alcançou 1,45 bilhão de interações nas suas redes sociais, com curtidas, comentários e retuítes. Confira abaixo no TOP 10:

1. Barcelona
– Seguidores: 148 milhões;
– Interações: 1,45 bilhão;
– Valor de mídia: U$ 25,3 milhões.

2. Real Madrid
– Seguidores: 146 milhões;
– Interações: 601 milhões;
– Valor de mídia: U$ 17,2 milhões.

3. Manchester United
– Seguidores: 88,4 milhões;
– Interações: 522 milhões;
– Valor de mídia: U$ 12,1 milhões.

4. Arsenal
– Seguidores: 50,6 milhões;
– Interações: 239 milhões;
– Valor de mídia: U$ 9,2 milhões.

5. Chelsea
– Seguidores: 59,5 milhões;
– Interações: 181 milhões;
– Valor de mídia: U$ 6,1 milhões.

6. Bayern de Munique
– Seguidores: 46,8 milhões;
– Interações: 204 milhões;
– Valor de mídia: U$ 2,5 milhões.

7. Los Angeles Lakers (NBA)
– Seguidores: 29,4 milhões;
– Interações: 106 milhões;
– Valor de mídia: U$ 11 milhões.

8. Golden State Warriors (NBA)
– Seguidores: 13,6 milhões;
– Interações: 293 milhões;
– Valor de mídia: U$ 3,3 milhões.

9. Manchester City
– Seguidores: 27,5 milhões;
– Interações: U$ 107 milhões;
– Valor de mídia: U$ 5,8 milhões.

10. Cleveland Cavaliers (NBA)
– Seguidores: 9,5 milhões;
– Interações: 102 milhões;
– Valor de mídia: U$ 12,5 milhões.

“Os números totais de seguidores podem ser impressionantes, mas o compromisso é o que impulsiona o valor, juntamente com a qualidade dos postos ‘promovidos” (Scott Tilton, cofundador Hookit).

Raphael Lavor é publicitário, fanático por futebol, colecionador de artigos futebolísticos e trabalha na Klefer Marketing Esportivo.

Category: MarketingRedes Sociais