#AúpaAtleti | Atlético de Madrid celebra 13 milhões de fãs no Facebook

A página oficial do Atlético de Madrid no Facebook ultrapassou a marca de 13 milhões de fãs. Apenas no último mês, com a classificação para a final da UEFA Champions League, registrou-se um crescimento de mais de 497 mil seguidores.Ótimo número para um clube que não possui o protagonismo (e o tamanho da torcida) de Barcelona e Real Madrid, na Espanha, ou mesmo de clubes internacionais de massa como, por exemplo, Manchester United e Bayern de Munique.

Em julho de 2013, a página possuía cerca de 500 mil fãs. Este sucesso nas redes sociais demonstra o crescimento global que o Atleti vem conquistando nos últimos anos, o que explica o fato de 95% dos fãs que curtem a página serem de fora da Espanha.

atleti

Trazendo para a nossa realidade: em 2014, uma pesquisa do Centro de Investigaciones Sociológicas–CIS apontou que os colchoneros possuíam 2,9 milhões de torcedores, ao passo que levantamentos feitos no Brasil colocam o Flamengo como a maior torcida do país, com média de 33 milhões de torcedores; uma diferença gigantesca, mas que não se reflete nas redes sociais, já que o clube carioca possui pouco mais de 10,5 milhões de fãs em sua página. Em comparações com outros clubes do Brasil, os cenários são os seguintes:

Corinthians: 11.023.000 (clube brasileiro com maior número no Facebook)  | 1.977.000 a menos;

São Paulo: 6.604.000 | 6.296.000 a menos;

Palmeiras: 3.778.000 | 9.122.000 a menos;

Santos: 3.438.000 | 9.462.000 a menos; e

Vasco da Gama: 2.864.000 | 10.036.000 a menos.

imagen-del-mosaico-desplegado-ante-bayern-1461783067138

A estratégia de comunicação do clube no Facebook é dividida em 50% das publicações com imagens; 45,8% são vídeos e 4,2% somente com textos, obtendo uma média de 34.602 interações por post.

Raphael Lavor é publicitário, torcedor, colecionador de artigos futebolísticos e trabalha na Klefer Marketing Esportivo.

Imagens: Divulgação

Category: MarketingRedes Sociais