#aGermanTeam | O marketring de oportunidade (e de bar) do Borussia Mönchengladbach

Mönchengladbach. Se já não é um nome fácil de pronunciar — “Mãnquenglad-bár”, ou algo próximo –, imagine de escrever. E foi a partir dessa dificuldade que o restobar escocês Tiles Bar And Bistro promoveu a transmissão do primeiro confronto entre Celtic e Borussia Mönchengladbach (Mãnquenglad-bár), pelo grupo C da UEFA Champions League, no último dia 19 de outubro: usando uma lousinha, o estabelecimento errou propositalmente o nome do time alemão e o substituiu, justamente, por A German Team. Uma piada que o clube entendeu como oportunidade.

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No mesmo dia, o Borussia Mönchengladbach se apropriou do conceito, alterando temporariamente o nome do seu perfil em inglês do Twitter para “A German Team” e lançou nas redes sociais a hashtag #aGermanTeam. Hit imediato: a ação rodou o mundo e conquistou até seus adversário de 1. Bundesliga. Agora, só o M’gladbach é o “time alemão” da Alemanha.



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Com o posicionamento devidamente popularizado, o próximo passo era faturar: dias após a partida, o Borussia Mönchengladbach incorporou ao seu portfólio de merchandising cachecóis com o mote “A German Team”. Foi um estouro: mais de 2.000 unidades vendidas até o final de outubro.

E o impacto do “A German Team” continuou no início de novembro, quando o M’gladbach recebeu o Celtic pela UCL. Foram duas ações de conteúdo: a primeira, na FohlenTV, desafiava os torcedores visitantes a pronunciarem Mönchengladbach (Mãnquenglad-bár); e a segunda, uma postagem no Twitter, mostrava uma lousinha, como a do Tiles Bar And Bistro — lembra? –, em frente ao gramado do Borussia Park, errando propositalmente o nome do adversário. E o restobar escocês surfou na mesma onda: “A German Team” x A Glasgow Team.



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Percebe como um mínimo de visão e um máximo de bom humor podem criar um fato de marketing? A partir de uma lousa de bar, o Borussia Mönchengladbach conquistou e ativou — continua ativando, aliás — um posicionamento de alcance global, que tem gerado receitas, conteúdo e presença de marca. Gol de placa.


Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação.

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