adidas tabelou com Desimpedidos para lançar 3ª camisa do Flamengo

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Híbrido de propaganda (advert) e entretenimento (entertainment), o advertainment é cada vez recorrente na publicidade mundial, mas ainda é pouco explorado no nosso futebol, seja por clubes ou marcas. A adidas, felizmente, está entre as exceções. Para apresentar a nova terceira camisa do Flamengo (que você já conheceu nas nossas redes sociais), a empresa reeditou sua parceria com o popularíssimo canal de YouTube Desimpedidos, com direito a participação especial do funkeiro Nego do Borel – também ele já conhecido das três listras, graças à trilha sonora de lançamento da bola ERREJOTA.

O roteiro da produção é simples: guiado por Nego do Borel, o apresentador-personagem Bolívia encontra o novo manto rubro-negro no museu do clube. Então, lança, literalmente, a camisa para todo o Rio de Janeiro, pendurada num urubu-drone. E, flertando com o live marketing, promove uma ação no instagram, que presenteou dois torcedores com peças do uniforme. “E nem dá para perceber que é propaganda?”, você pode se perguntar. Resposta: claro que dá. A intenção não é esconder ou “camuflar” a comunicação, mas aproximar o público do produto e de todas as marcas envolvidas. Confira:

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Essa, claro, não é a primeira ativação de conteúdo em que a adidas faz tabelinha com o Desimpedidos. Em julho de 2015, a marca utilizou o canal no lançamento de uma camisa para o Sport. Já no campo do documercial (documentário + comercial), a gigante das três listras levou os youtubers para cobrir a Copa América 2015, no Chile. E, voltando ao Flamengo, a adidas já havia apresentado o manto titular rubro-negro de 2015 em um polêmico vídeo do coletivo Porta dos Fundos – que acabou tirado do ar por problemas junto ao Botafogo, que apareceu na produção com uma camisa pirateada e forrada por patrocínios pontuais (relembre). Numa época em que os nossos clubes investem tão fortemente no desenvolvimento de suas próprias mídias, a lição aqui é uma só: mais do que conteúdo e audiência, é preciso gerar proximidade e atenção. Tomara que compreendamos a mensagem.

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha sempre em ver as verdadeiras cores gialloblù da cidade brilhando Europa afora.

Imagem: Divulgação

Category: Marketing

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