A disputa Adidas x Nike ganha novo capítulo na UEFA Euro 2016

Esta semana estava em uma reunião no trabalho debatendo qual foi a primeira ação de marketing no futebol. Não temos uma resposta concreta, mas levantaram a bola sobre o “Pacto Pelé”, em 1970.

pele

A história é a seguinte: às vésperas da Copa do Mundo de 1970, os primos Horst Dassler e Armim Dassler, responsáveis por adidas e PUMA, estavam preocupados com o rumo das negociações financeiras junto aos atletas, e, para não criar um leilão sem precedentes, decidiram que nenhum deles investiria em Pelé. Esse era o “Pacto Pelé.

No final dessa história, a PUMA quebrou o pacto e fechou o patrocínio com o atleta. Mais do que isso, fornecedora e atleta combinaram que pouco antes do pontapé inicial, o jogador iria até o juiz e pediria um minuto; ele, então, ajoelharia-se e amarraria lentamente os cadarços. Durante vários segundos, a chuteira de Pelé preencheria a tela de milhões de torcedores em todo o mundo – aumentando ainda mais a ira da adidas.

46 anos depois, a marca alemã das três listras, ainda protagoniza embates com suas chuteiras, mas agora contra a Nike. Durante um treinamento da Espanha (seleção adidas) nesta UEFA EURO 2016, o jogador Gerard Piqué roubou a cena se divertindo com seu filho, ambos usando tênis da Nike. As fotos saíram em diversos veículos da mídia no mundo.

Ck_j1aOXEAA10za

A resposta dos alemães foi rápida. Para a surpresa de todos, o astro Zlatan Ibrahimovic, que jogou a primeira partida da competição europeia usando chuteiras Nike, apareceu ontem (16) usando um modelo de calçado Adidas durante os exercícios da seleção sueca. O jogador, que já foi um dos principais embaixadores globais da marca norte-americana, e é especulado no Manchester United (time Adidas), chamou uma grande atenção da mídia para este detalhe.


ZLATAM

zlatan-ibrahimovic-to-join-adidas (1)

Na partida entre Itália e Suécia, nesta sexta-feira (17), mais uma vez Ibra jogou calçando a marca da swoosh, deixando todos confusos sobre qual será seu atual patrocinador – ou quem sabe até esteja preparando uma novidade, já que recentemente o atleta lançou a sua própria marca esportiva, A-Z Sportswear.

Nesta primeira semana da UEFA EURO 2016, já podemos perceber que as marcas estão trabalhando bastante nos bastidores em busca do destaque na competição.

Raphael Lavor é publicitário, torcedor, colecionador de artigos futebolísticos e trabalha na Klefer Marketing Esportivo.

Category: CampoChuteirasMarketingMercado