A Arena Botafogo está quase pronta. E o Botafogo também precisa estar

arena botafogo 001

A preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no estádio Nilton Santos (Engenhão) tirou o Botafogo de casa neste início de Brasileirão. Até agora, dos seis jogos mandados pelo clube, três aconteceram fora do Rio de Janeiro. No próximo dia 03/07, em Juiz de Fora, contra o Santa Cruz, ocorrerá o quarto. Que deverá ser, também, o último. Porque Arena Botafogo vem aí.

Anunciado em abril, o segundo lar botafoguense é fruto de uma parceria com a tradicional A.A. Portuguesa, que cedeu o seu estádio Luso-Brasileiro para reforma e renomeação. Ao todo, o Glorioso investiu R$ 5 milhões para modernizar e ampliar a capacidade do local de 5.600 para os 18.000 lugares atuais. A Lusa continuará utilizando sua casa, na Série D do Brasileirão.

arena botafogo 002

Com a Arena, a expectativa é que o Botafogo melhore o seu desempenho nas arquibancadas. Em que pese ter mudado de estádio muitas vezes, o clube tem levado, em média, apenas 3.330 pagantes por jogo (bem abaixo dos 7.932 registrados no Cariocão), com 10% de ocupação. A bilheteria também poderia ser melhor: renda média de R$ 133.383 (praticamente um terço do arrecadado em todo o Estadual). É possível que o novo estádio estimule as vendas dos pacotes de ingressos – nos moldes dos carnês de abonamento praticados no futebol europeu –, iniciativa voltada aos sócios e que teve adesão discreta até aqui.

O estádio Nilton Santos, porém, não está descartado, e continuará sendo operado pelo Fogão após as Olimpíadas e Paralimpíadas. Ou seja, o Botafogo terá em suas mãos dos locais para promover experiências diferenciadas de match day, conforme o “tamanho” das partidas e dos campeonatos – o clube ainda está vivo 8na Copa Continental do Brasil –, o dia da semana, a expectativa de público e outras variáveis. É uma possibilidade com que muitos clubes daqui e de fora apenas sonham. Que seja bem aproveitada.

arena botafogo 003

arena botafogo 004

arena botafogo 005

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação.

Category: Marketing