19Treze | Como nasceu a marca própria do Juventude

Ju_000

Como você sabe, o Juventude desfez o seu acordo de fornecimento com a Kappa, que seria de duas temporadas, para apostar na 19Treze, a sua própria marca de material esportivo (a exemplo do já bem sucedido case Paysandu-Lobo). A estreia aconteceu na melhor vitrine possível: a decisão do Gauchão Ipiranga contra o Internacional. Desde então, a adesão da torcida e as vendas na Papo Store têm crescido gradualmente. Mas, afinal, qual foi o conceito que norteou essa ideia? Quem responde é a Tonificante, agência responsável tanto pela concepção do branding (design e valores) aos uniformes. Confira.

Ju_002

Ju_003

NOME E IDENTIDADE. 19Treze vem de 1913, ano de fundação do Juventude. Um nome curto e moderno que, ao mesmo tempo, reforça a tradição e as raízes do clube. E a expressão gráfica desse nome incorpora a mascote Papogaio – um dos principais símbolos do alviverde, e que tem recebido cada vez mais atenção nos últimos anos.

Ju_004

Ju_005

Ju_006

Ju_007

Ju_008

TIPOGRAFIA. Mesmo um projeto que exalta tradições tem espaço para modernização. E aqui há uma alteração importante, pensada a partir do tradicional “J” que, desde sempre, identifica o Juventude. Ao invés de apenas uma letra, agora o nome do clube aparece por inteiro, acompanhado, claro, da data de fundação – que, como vimos, é a própria 19Treze.

Ju_009

Ju_010

Ju_012

UNIFORMES. É aqui que o torcedor, literalmente, veste a camisa do projeto e externa suas percepções da marca. Então, quais mensagens a 19Treze está passando? No manto titular, verde-e-branco listrado, a resposta é tradição; no modelo reserva, branco, uma releitura de camisas históricas do clube; e na terceira peita, integração com as arquibancadas, já que verde e preto predominam nas faixas levadas pela torcida ao estádio Alfredo Jaconi.

UM_000

UM_001

UM_003

UM_004

DOIS_001

DOIS_002

DOIS_004

TRES_001

TRES_002

TRES_003

TRES_004

QUATRO_001

QUATRO_002

QUATRO_003

QUATRO_004

Ju_011

POPULARIZAÇÃO. A 19Treze não busca ser apenas a marca do clube, mas, e principalmente, do torcedor. Esse é o seu principal valor e diferencial. Adquirindo seus produtos, a “papada” ajuda a inserir e ampliar a influência do Juventude entre a sua comunidade de torcedores em Caxias do Sul.

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Tonificante e Juventude.

Category: CamisasMarketing