0% TV, 100% streaming: a revolução digital da J.League

performALT

Futebol on demand. Essa é uma boa forma de definir o recente acordo de transmissão fechado pela Meiji Yusada J.League, a liga japonesa, junto ao britânico Perform Group – especialista em mídia e conteúdo esportivo digital. A proposta? Migrar as principais divisões do país das televisões para a internet, através de uma plataforma de streaming mundialmente acessível.

JLalt

“Mas, futebol sem TV?” Isso, futebol sem TV. Vai funcionar assim: já no final de 2016, o Perform lançará a plataforma DAZN, que agregará todos os jogos da J1 (Primeira divisão), J2 (Segundona) e J3 (Terceirona); e essas partidas poderão ser compradas pelos torcedores, com renovações mensais, para serem assistidas ao vivo e revistas em qualquer momento posterior – como acontece, por exemplo, nas transmissões em tempo real feitas via YouTube ou Facebook.

Além do Japão, Alemanha, Áustria e Suíça devem ser os primeiros países contemplados pela DAZN. O acordo é válido por dez temporadas (de 2017 a 2026) e vai render à J. League um total de US$ 2 bilhões, cifra recorde na indústria esportiva japonesa. Sempre em parceria com o Perform, a liga também trabalha no projeto “Smart Stadiums”, que, em médio prazo, levará conexão Wi-Fi a todos os estádios da J1, J2 e J3, favorecendo também a oferta de conteúdos exclusivos para os fãs das arquibancadas.

j league 3

Como vemos, o futebol asiático não vive só da sanha milionária dos chineses compradores – de atletas, clubes e até campeonatos oficiais da FIFA. Há espaço para estratégia e inovação. Estamos atentos, e na torcida, para que esse modelo de broadcasting adotado pela J.League funcione e se torne uma alternativa real à “TVdepedência” do futebol mundo afora.

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação.

Category: MarketingMercadoNegócios