#‎WePlayOurWay‬ | Joma lança camisa do Swansea City primeiro para a torcida

swansea 001

Ao contrário do que você possa ler em outros lugares (ou mesmo por aqui, quem sabe?), a camisa de um clube não pertence a patrocinador algum. Nem à empresa que a confecciona. E nem ao próprio clube. A camisa é propriedade do torcedor.

Porque é através da camisa que o torcedor “joga junto” e se sente representado em campo. É por ela que o torcedor torce. E é essa torcida, esse sentimento, que converte o que seria uma simples peça de roupa no maior vetor de marketing possível, possibilitando, aí sim, acordos de patrocínio, fornecimento, royalties sobre vendas, etc. E a Joma, que, em 2016-17, chega à Premier League através da camisa do Swansea City, captou bem esse conceito.

Apresentados nessa semana pela marca espanhola, os novos mantos dos jacks estão ao alcance somente dos torcedores. Eles são os únicos que podem senti-las sobre a pele, e como sua segunda pele, desde já. Os jogadores do Swansea City, que já posaram para fotos promocionais com as camisas, terão que esperar até o início dos trabalhos de pré-temporada para usá-las oficialmente.

swansea shirt player 001

swansea shirt player 002

swansea shirt player 003

Mais do que apenas realizar uma boa campanha publicitária de lançamento, a Joma buscou – e conseguiu – valorizar a relação do torcedor com a camisa. Uma atitude que ganha ainda mais pertinência por se tratar do Swansea City, o único clube da Premier League que possui uma associação de torcedores (Swansea City Supporters Trust) no seu quadro de acionistas. Mais do que ninguém na elite inglesa, esses galeses sabem, na prática, o que é vestir a camisa. Golaço.

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação

Category: CamisasMarketing