#UCLfinal | O impacto de Juve x Barça no Facebook e no Twitter

neymar jr

Muito além dos 70.442 torcedores presentes nas arquibancadas do Olympiastadion, em Berlim, a decisão da UEFA Champions League, entre Barcelona e Juventus, foi um evento social – tecnologicamente falando – que integrou milhões de fanáticos no ambiente virtual. Destacamos aqui os números de Facebook e Twitter, carros-chefes dos dois clubes no mundo 2.0 relacionados à hashtag oficial da partida, #UCLfinal. E entre citações, likes, twitters, retweets, shares e tudo o mais, um nome se destacou: Neymar Jr. (mais até do que Messi). Acompanhe.

barca 2

Os 90 minutos de Barcelona x Juventus envolveram mais de 28 milhões de pessoas e renderam mais de 76 milhões de interações no Facebook. Os países que registraram maior número de conversações foram, pela ordem: Brasil, Itália, Indonésia, México, Estados Unidos e Espanha. No duelo “particular” entre torcedores italianos e espanhóis, vantagem para os primeiros: 2,4 milhões de usuários (6,8 milhões de interações) contra 1,2 milhões.

Os jogadores mais citados durante a decisão foram, na sequência: Neymar Jr., Lionel Messi, Luis Suaréz, Ivan Rakitić e Andrea Pirlo. O gol de Neymar Jr., que definiu os 3×1 para o Barcelona, registrou o maior pico de conversações da rede, com média de 441 mil pessoas por minuto postando. Logo depois vieram: gol de Rakitić que abriu o placar para os catalães (1×0); o empate juventino (1×1), com Morata; o gol de Suárez, que deixou os blaugranas novamente em vantagem (2×1); e o apito inicial da partida no Olympiastadion, em Berlim.


No Twitter, a hashtag #UCLfinal gerou mais de 834 mlhões de impressões (visualizações). Os três momentos da partida que geraram os maiores picos de conversação foram: o gol de Neymar Jr., já nos acréscimos; o apito final da decisão; e o empate juventino (1×1), com Morata. Os jogadores mais mencionados do Barcelona foram, pela ordem, Neymar Jr. Lionel Messi e Lui Suárez. Na Juventus, o TOP 3 ficou assim: Andrea Pirlo, Arturo Vidal e Alvaro Morata.

Também merece destaque a Juventus ter linkado a hashtag #UCLfinal à sua campanha de conteúdo #ProudOfJU (falamos sobre ela aqui), ativada minutos após a derrota em Berlim. De lá para cá o post inicial já foi compartilhado mais de 1,9 mil vezes, com mais de 1 mil curtidas. A Signora também segue utilizando o marcador para divulgar seus conteúdos sobre a decisão.

Thiago Zanetin tem 29 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha sempre em ver as verdadeiras cores gialloblù da cidade brilhando Europa afora.

Com informações de: Twitter Data, Facebook Football e Gazzetta dello Sport. Imagens: Divulgação

Category: MarketingRedes Sociais