#TRIPL3T | Marcas ativam e aproveitam título do Barcelona na Champions

Quinta UEFA Champions League. Segunda tríplice coroa num espaço de apenas seis anos. O Barcelona festeja por continuar fazendo história. E essa festa, claro, estende-se às marcas que patrocinam, ou, de alguma forma, se relacionam com o clube e seus atletas. Separamos algumas das principais ativações para conquista culé em Berlim. Algumas são simples; outras se destacam por um trabalho de comunicação mais elaborado; mas todas, sem exceções, são de grande importância para o portfólio do clube – pois representam presença em mercados-chave para a expansão de sua marca.

nike

NIKE. “Alguns jogam [futebol]. Outros o reinventam”. De uma só vez, a celebra o futebol inventivo do Barcelona e a reinvenção de sua camisa titular para a próxima temporada, que, pela primeira vez, trará as tradicionais listras blaugranas na horizontal. Ah, e reparou em Neymar Jr. à frente de Messi?


ADIDAS. E mesmo em meio à conquista da Nike, sobrou espaço para a arquirrival adidas. E um bom espaço, já que suas chuteiras calçaram Rakitic e Suárez, autores dos primeiros gols do Barça, e, claro, também Lionel Messi.


ADIDAS/MESSI. O gênio argentino também foi ativado pela adidas nos perfis “Team Messi” – que já se converteu numa verdadeira “marca 2.0”. Não é para menos: num espaço de 9 anos, essa foi a quarta conquista de Lionel na UEFA Champions League.

beko

BEKO. Presente nas mangas do Barcelona, a Beko encontrou uma forma criativa de associar os seus produtos (eletrodomésticos) à conquista da Champions League.


GILLETTE. Patrocinadora do Barcelona para a América Latina, a Gillette usou três barbeadores para representar a precisão do trio Messi, Suarez e Neymar Jr.


GATORADE. “Controle a bola. E controle os nervos. O talento se esculpe com disciplina. A arte de fazer gols. Invencível. Uma jornada perfeita. Parabéns, Barcelona. É preciso mais do que um jogo para fazer história”. A Gatorade mostrou por que o suor se transformou em mágica no Olympiastadion de Berlim.


QATAR AIRWAYS. Patrocinadora máster de camisa, e, portanto, em posição destaca no portfólio culé, a Qatar Airways teve uma postura extremamente tímida. Índice de que a relação entre a marca e o Barcelona esfriou?

tenys pe

TENYS PÉ BARUEL. “Trazida” por Neymar Jr., a Tenys Pé Baruel, primeira patrocinadora brasileira do Barcelona, apostou em conteúdo nas redes sociais para ativar sua relação com o clube. E, claro, a imagem mais utilizada foi a do craque brasileiro.

oppo

OPPO. Sorte ou senso de oportunidade? A fabricante chinesa de celulares e smartphones Oppo chegou ao portfólio do Barcelona exatos cinco dias antes da decisão da UEFA Champions League. E a parceria já começou campeã.

Thiago Zanetin tem 29 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha sempre em ver as verdadeiras cores gialloblù da cidade brilhando Europa afora.

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