Sports Direct | Em que cidades os grandes clubes ingleses vendem mais camisas?

ars

Na última semana, a Sports Direct, rede líder em varejo esportivo no Reino Unido, divulgou os rankigs de vendas por região das camisas de oito dos mais populares clubes da atual Barclays Premier League: Arsenal, Chelsea, Tottenham, Liverpool, Manchester United, Manchester City, Aston Villa e Newcastle United. E em meio a várias análises possíveis, destacamos três cenários.

O primeiro retrata a importância do mercado londrino. Não apenas para os nativos Arsenal, Chelsea e Tottenham, mas também para outros quatroclubes, que têm na capital inglesa os seus maiores índices de vendas. No âmbito estritamente regional, porém, os gunners, que vestem PUMA, têm grande vantagem frente aos arquirrivais blues (adidas) e, principalmente, spurs (Under Armour).

arsenal-shirts

chelsea-shirts

spurs-shirts

london-vs

Já o segundo cenário mostra uma surpreendente disparidade entre os rivais de Manchester, com o United superando as vendas regionais do City em quase 90%. Boa notícia para a adidas, que, a partir de 2015-16, substituirá a Nike no fornecimento dos red devils. Os citzens, porém, superam os percentuais internacionais dos red devils em Fijnaart (Holanda) e Edimburgo (Escócia), e têm em Glasgow (novamente Escócia) seu segundo melhor mercado.

man-city-shirts

man-utd-shirts

city-vs-united

E o terceiro cenário, por fim, evidencia a penetração internacional (e, em alguns casos, intercontinental) da Barclays Premier League. Além dos já citados casos da dupla de Manchester, todos os clubes presentes analisados pela Sports Direct têm pelo menos uma cidade “forasteira” como destaque de vendas. Que o diga o Aston Villa, que comercializa mais camisas em Dublin, na Irlanda, do que em Birmingham, sua terra natal. Os bons números do Newcastle na Austrália (Perth) e do Chelsea na Nigéria (Lagos) também são bons exemplos disso. Há, ainda, um duelo interessante travado por Liverpool e United em Belfast, capital da Irlanda do Norte: mesmo mais ligado à região, por conta de seu ídolo histórico George Best, os red devils mostram representatividade menor do os reds.

villa-shirts

newcastle-shirts

liverpool-shirts

Thiago Zanetin tem 29 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha sempre em ver as verdadeiras cores gialloblù da cidade brilhando Europa afora.

Imagens: Divulgação

Category: CamisasMarketingMercado