Negócios junto à operadora NOS e PPTV garantem € 515 milhões ao Sporting

sporting 2

Patrocínio máster de camisa por 12 temporadas e meia (a partir de 1º de janeiro de 2016); transmissão e distribuição da Sporting TV, por 12 temporadas, começando em 2016-17; e transmissão televisiva e multimídia das partidas em casa, com direito a publicidade no estádio José Alvalade, durante dez temporadas, a contar de 2018-19. Esses são os termos do acordo anunciado hoje (29) entre o Sporting e a operadora de telefonia local NOS. Um negócio que, somado aos € 69 milhões em adiantamentos fechados junto à, agora, antiga parceira PPTV, vale a cifra-recorde de € 515 milhões.

“Então o Sporting ultrapassou os € 457 milhões em 12 anos que Porto receberá da Portugal Telecom?” Não exatamente. O negócio dos “leões” com a NOS, em si, vale € 446 milhões; a tratativa com a PPTV, que ainda será a titular das partidas do Sporting até o final de 2017-18, deu-se à parte. Por outro lado, o Sporting já garantiu uma média de ganhos por temporada superior à do seu arquirrival Benfica, que, em parceria com a própria NOS, tem a expectativa embolsar de € 400 milhões nos próximos dez anos – lembrando sempre que os “encarnados” negociaram apenas os diretos de seus jogos e a distribuição de sua BTV.

sporting

E nós insistimos: um cenário como esse, em que grades cifras são estabelecidas e superadas sucessivamente, só é possível quando os clubes são donos dos seus diretos de transmissão. Diferente do que acontece no Brasil, em Portugal não é apenas “a TV que compra o campeonato”, mas os clubes que vendem suas partidas; que, no caso do Sporting, são ativos de negociações ainda maiores. Onde saem as “cotas”, entram as possibilidades. E os milhões.

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha sempre em ver as verdadeiras cores gialloblù da cidade brilhando Europa afora.

Agradecemos ao nosso leitor Allan Amarelo pela dica. Grande toque, gajo!

Imagem: Divulgação

Category: MarketingMercado