Jürgen Klopp: a marca da esperança do Liverpool

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“Em marketing, o mais poderoso conceito é representar uma palavra na mente (do consumidor)”. Assim escreveram Al Ries e Jack Trout no best-seller mundial “As 22 Consagradas Leis do Marketing”, em 1993. 22 anos depois, o técnico Jürgen Klopp – será que ele leu a obra? – chegou ao Liverpool representando uma palavra forte: esperança. A esperança de repetir em Anfield o sucesso que, nos últimos anos, recolocou o Borussia Dortmund no caminho dos títulos e no mapa da Europa.

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Esperança que o próprio Liverpool busca multiplicar entre os torcedores, transformando o alemão em uma marca cada vez mais popular. Entre camisas, canecas, itens de estádio e, claro, seu característico boné, Klopp já dá nome e cara a 15 produtos, complementados pela linha de treino da New Balance. Os preços variam entre £ 6,00 e £ 70,00. Se este será um case de sucesso? Bem, como tudo no futebol, as vendas passam também pelos resultados em campo. Quanto mais vitórias, mais esperança entre os reds. E, provavelmente, mais dinheiro em caixa.

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Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha sempre em ver as verdadeiras cores gialloblù da cidade brilhando Europa afora.

Imagem: Divulgação

Category: Marketing