CSKA Sofia poderia vestir Nike, mas preferiu Lotto. Saiba por que

cska fc

Se o nível do futebol não é dos melhores, o fanatismo das torcidas faz da Bulgária um mercado interessante para vender produtos esportivos. E foi justamente com a promessa de maiores vendas que a italiana Lotto superou a concorrência da Nike e, a partir da temporada 2015-16, vai substituir sua conterrânea Legea no fornecimento do CSKA Sofia, o maior campeão e mais popular clube do país.

A operação será assim: ao invés de adquirir peças de catálogo, como fazia com a Legea, o clube receberá de graça (ou seja, sem valor de patrocínio) os materiais da Lotto, que serão vendidos exclusivamente na rede Sport Depot, distribuidora oficial da marca, com mais 15 lojas em toda a Bulgária. É daí que a empresa vai tirar seus lucros. E como não será necessários outros investimentos em estrutura comercial, os torcedores terão acesso às novas camisas por € 30,00.

cska fc 002

Com o preço baixo e a distribuição nacional, o CSKA Sofia espera aumentar em quatro ou cinco vezes suas vendas, e, teoricamente, terá lucro desde a primeira peça. “Mas com a Nike o clube não teria a chance de ganhar visibilidade e internacionalizar sua marca?”. Teria, claro. Ocorre que, no momento, não há o que internacionalizar. Além do já citado baixo nível de espetáculo, o futebol búlgaro, assim como o próprio país, enfrenta graves crises financeiras e de corrupção – de credibilidade. Nesse cenário, a melhor estratégia é concentrar esforços em crescer dentro da própria Bulgária. Foi o que a Lotto soube enxergar.

Imagens: Divulgação

Category: MarketingMercadoNegócios