Coletivo de torcedores trabalha para adquirir Leeds United

leeds

“A Leeds Fans Utd chegou hoje (30 de outubro) a um princípio de acordo com Massimo Cellino para adquirir uma participação majoritária no Leeds United Football Club”. Com este tweet, o tradicional Leeds United, hoje um coadjuvante na Sky Bet Championship (Segundona), pode ter dado o primeiro passo para se tornar o maior clube de propriedade popular do futebol profissional da Inglaterra – à frente de realidades como Portsmouth, AFC Wimbledon, Exeter City, Wycombe Wanderes e do galês Newport County.


De fato, o já citado proprietário dos whites, o italiano Massimo Cellino – ex-dono do Cagliari, e que, devido ao seu histórico de problemas fiscais, enfrenta resistência em West Yorkshire desde o primeiro dia -, já anunciou a intenção de ceder suas ações, que representam 75% do pacote, aos torcedores. Fomentador do acionário popular, o coletivo Leeds Fans Utd, constituído no início deste ano, aparece como primeiro aquirente em vista; e caso as intenções se confirmem, pode ser beneficiado por um recente dispositivo da Football League, que, a partir desta temporada, dá preferência a organizações de torcedores nesse tipo de negociação.

leeds3

O Leeds Fans United deve apresentar seu plano para ser majoritário no clube nos próximos dias. De concreto, o coletivo já conta com o apoio do Leeds United Supporters Trust, a principal associação de torcedores do clube, e está recebendo uma onda de novas adesões. Essa é a hora para mudar a história que se arrasta desde 2001-02, quando, ainda na elite, o Leeds investiu além de suas possibilidades para tentar conquistar a UEFA Champions’ League, mas obteve apenas rebaixamentos, uma falência – em 2007, que levou a um humilhante ciclo na Terceirona local – e um passivo que, recentemente, engoliu a propriedade do seu estádio e do CT.

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha sempre em ver as verdadeiras cores gialloblù da cidade brilhando Europa afora.

Imagens: Leeds Fans Utd (1); Divulgação (2)

Category: MarketingMercadoNegócios