Carpisa Napoli aborda violência contra mulher em calendário 2015

00

Qual a melhor forma de se promover um time feminino? Se você pensou naquele velho clichê de “um vestiário cheio de jogadoras só de meiões em poses insinuantes”, o Carpisa Napoli Yamamay (que não é filiado ao Napoli masculino), da Segundona italiana, apresenta uma nova tática. Para o ensaio do seu calendário oficial de 2015, as boleiras foram convidadas não a tirar a roupa, mas, sim, vestir a camisa do combate a uma realidade muito próxima a elas: a causa da violência contra a mulher. Ação que, além de qualquer exposição, gera visibilidade – chame, se quiser, de marketing ideológico. Confira:

01 janeiro

Um marido, um namorado ou um companheiro matam mais do que um acidente de trânsito, um tumor, a depressão o qualquer desgraça em que você pensar.

02 fevereiro

Na Europa, a violência é a primeira causa de morte para mulheres de 14 a 44 anos.

03 março

Nos últimos 10 anos, mais de 300 mulheres foram assassinadas por terem deixados seus companheiros. São os chamados “feminicídios possessivos”.

04 abril

No último ano, uma em cada três mulheres foi assassinada sem armas – ou seja, por espancamento, estrangulamento ou sufocamento.

05 maio

A violência contra as mulheres quase sempre começa dentro de casa. O autor, em 60% dos casos, é um companheiro; e, em 25%, um ex.

06 junho

Na Itália, 1.400.000 meninas sofreram um estupro antes dos 16 anos.

07 julho

Na Europa, uma em cada três mulheres sofreram alguma forma de violência: física, sexual, psicológica, econômica ou persecutória.

08 agosto

Cerca de 90% das mulheres não têm coragem de denunciar seus companheiros violentos.

09 setembro

Em 2013, 179 mulheres foram assassinadas por homens na Itália, uma a cada dois dias. Isso sem contar a violência física e sexual.

10 outubro

A violência mais comum é a psicológica, seguida da física e sexual. Mas é preciso considerar que a violência dificilmente é exercida de uma só maneira.

11 novembro

25 de novembro é o Dia Internacional Contra a Violência à Mulher. A data foi instituída pela ONU em 1999, para marcar o caso de três irmãs peruanas apunhaladas pelo ditador Trujillo, em 1960.

12 dezembro

Unidas contra a violência à mulher.

Imagens: Divulgação

Category: Marketing