Alternativo e viável: St. Pauli fechou 2014-15 no azul

st pauli 004

Quem vê o St. Pauli apenas como o primo pobre de Hamburgo deverá rever seus conceitos – pelo menos na última temporada. Porque, enquanto o grande Hamburger SV sofre para colcar as contas em dia, os Freibeuter, mesmo com uma temporada de quase rebaixamento na 2. Bundelisga (Segundona), vão fechar 2015 com lucro de € 240 mil. E se a cifra não parece muito alta, revela, por outro lado, a evolução de faturamento do clube.

De acordo com o balanço, as receitas do St. Pauli saltaram de € 30,6 milhões para € 33,1 milhões no período, graças ao aumento de ganhos com publicidade e patrocínios: € 5,9 milhões, aproximadamente € 1,4 milhão a mais em relação a 2014-15 (alta de 34%). Essa diferença cobriu a queda € 1,2 milhão nas bilheterias, devido à reforma da curva norte do Millerntor-Stadion. Não que isso tenha freado o entusiasmo dos torcedores, que adquiriram 85% do total de ingressos vendidos durante a temporada e foram recordistas de sold outs na 2. Bundelisga (sete em 17 jogos), entregando ao clube uma arrecadação total de € 5,1 milhões.

st pauli 003

As perspectivas para o futuro também são animadoras. Entre os líderes da atual Segundona, o St. Pauli já conta com a segunda maior média de público do torneio: 29.254 mil espectadores, com 91,4% de ocupação; números que devem turbinar suas receitas de match day e gerar mais publicidade. E se voltar à 1. Bundesliga, o clube terá uma fatia do broadcasting de € 717 milhões – o quinto maior entre as ligas nacionais da Europa -, e será a vitrine da Under Armour, sua futura fornecedora esportiva, para reabrir o mercado alemão.

st pauli 002

Alternativo nas crenças, popular na essência e viável nas finanças. Que pena, para nós, o St. Pauli não ser brasileiro.

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha sempre em ver as verdadeiras cores gialloblù da cidade brilhando Europa afora.

Imagens: Divulgação

Category: Marketing