10 momentos de 2015 em que o futebol foi realmente popular

boca

Futebol Marketing acredita que o futebol pertence a você, torcedor. Que o nosso esporte é popular por sua causa. Que sem você, não tem marketing, não tem bons negócios, não tem exposição – não tem jogo. Por isso, encerramos 2015 com uma seleção de grandes momentos em que a bola, de fato, refletiu o protagonismo que está nas arquibancadas. Feliz 2016 para nós. E que, nesse novo ano, continuemo juntos por um futebol feito com e para você.

san lore

QUANDO A FÉ MOVE SUPERMERCADOS. Após anos de espera e mobilização popular, o San Lorenzo finalmente irá voltar a Boedo, o seu bairro de origem. O clube irá recomprar o terreno que lhe foi expropriado, em 1979, pela Ditadura Militar argentina, onde hoje – mas por pouco tempo – está instalada uma unidade do Carrefour. >>> Relembre

JAPÃO MONUMENTAL. Durante o Mundial Interclubes (FIFA Club World Cup), a torcida do River Plate transformou todos os lugares onde esteve em extensões das arquibancadas do Monumental de Nuñes. Naquele instante, eles foram a marca. >>> Relembre

UMA RUA CHAMADA PALMEIRAS. Dentro do Allianz Parque, as arquibancadas lotadas abraçavam o Palmeiras, campeão da Copa Sadia do Brasil. E, do lado de fora, a Rua Palestra Itália, completamente tomada, abraçava a arena, a taça, a equipe – tudo. Uma semana antes, um filme do site de torcedores Palmeiras Mil Grau em parceria com o jornalista alviverde Mauro Beting explicou esse sentimento. >>> Relembre

city

A MARCA DO POVO. Após uma consulta popular, o Manchester City atendeu ao desejo dos seus torcedores e resgatou símbolos históricos em sua nova marca. >>> Relembre

A TAÇA DOS ADEPTOS. Após sete temporadas, o Sporting reconquistou a Taça de Portugal. E, às vésperas da decisão, os torcedores “assumiram o marketing” para criar um emocionante filme de ativação, aprovado até pelo clube – como só poderia ser. >>> Relembre

sevilla

OS 7.600 DE VARSÓVIA. O Sevilla abriu os cofres para financiar os ingressos e as viagens de seus torcedores à final da UEFA Europa League 2014-15. Lá, todos foram recompensados com o tetracampeonato. >>> Relembre

monaco

JOGANDO DAS ARQUIBANCADAS. Não é fácil ser visitante no Emirates Stadium. Principalmente por causa dos preços praticados pelo Arsenal. Por isso, o Monaco resolveu custear 50% das entradas para que seus torcedores pudesem assistir às oitavas de final da UEFA Champions League. Com eles por perto, os rouges et blancs venceram por 3×1. >>> Relembre

CARLITOS DEL PUEBLO. Mesmo vivendo seu auge na Europa, com a camisa da Juventus, Tévez decidiu que era o momento de voltar ao “seu” Boca Juniors. Para nós, o beijo que ele deu no gramado de La Bombonera, em sua reapresentação à torida, foi a maior declaração de amor possível.

ancona

POTERE POPOLARE. Após anos de falências e desfiliações, a Ancona 1905 se tornou o primeiro clube da Itália controlado pela própria torcida. Uma marco para a Bota e a confirmação de uma tendência, esperamos, irreversível no futebol europeu. >>> Relembre

union-003

NOITE FELIZ NO ESTÁDIO. Como acontece desde 2003, o Union Berlin convidou seus torcedores para uma véspera de Natal roqueira no Stadion An der Alten Försterei. E neste ano, a festa estabeleceu um novo recorde de público: 28.500 fanáticos. >>> Relembre

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha sempre em ver as verdadeiras cores gialloblù da cidade brilhando Europa afora.

Imagem: Divulgação

Category: Marketing