Sem Inter ou Milan na Champions’, Milão e região perderão milhões em turismo

inter

Internazionale e Milan estão a ponto de voltar 13 anos no tempo. Respectivos 5º e 11º colocados na atual Serie A TIM, os arquirrivais de Milano, muito provavelmente, repetirão a temporada 2000-01, quando nenhum deles conseguiu se classificar para a UEFA Champions’ League. Um cenário que, além de acarretar em prejuízos financeiros e de imagem aos clubes, fará com que a cidade de Milano e toda a região da Lombardia também deixem de arrecadar muitos, muitíssimos milhões de euros.

Para entendermos o porquê, vamos voltar a 2009-10, última temporada em que os dois times estiveram na Champions’ ao mesmo tempo. O Milan parou nas oitavas de final (eliminado pelo Manchester United). Já a Internazionale, então comandada por José Mourinho, levantou a taça, após 45 anos de espera.

meazza2

O ápice da campanha nerazzurra foi seu último jogo no estádio Giuseppe Meazza, no primeiro confronto da semifinal contra o Barcelona (vitoria italiana, 3×1). Às vésperas do encontro, a Camera di Commercio di Monza e Brianza estimava que a cidade havia faturado em torno de € 80 milhões em “turismo induzido” – entre alojamento, compras, transporte e alimentação – graças aos nove jogos (quatro do Milan, cinco da Inter) disputados até então na capital da Lombardia. Ato contínuo, a marca do estádio de San Siro apresentava um potencial de, pasmém, € 30 bilhões em retorno internacional para a região.

O mesmo estudo mostra, ainda, que, naquele ano, Inter x Barcelona gerou cerca de € 14 milhões em turismo induzido apenas para Milão, sendo € 3 milhões em compras e € 4,6 milhões em serviços de catering e restaurante, aos quais se somavam quase € 4 milhões em alojamento e outros € 850 mil em transporte. Números que nunca mais foram repetidos. E que não tendem a ser sequer igualados em 2014-15, já que os dois arquirrivais têm chances bem maiores (mais a Internazionale do que o Milan) de jogar “apenas” na Europa League, separada da competição principal por um abismo financeiro e de interesse.

Via: Calcio&Finanza. Imagem: Divulgação

Category: MarketingMercado