Red Card 2014 | A presença digital dos clubes europeus na China

bayern china

Nesta semana, a consultoria de Xangai, Mailman Group, divulgou a terceira edição do seu “Red Card”, que avalia o desempenho dos princiais clubes europeus nas mídias digitais e sociais da China – um dos centros mais desejados do mercado asiático.

Como os chineses não têm acesso a YouTube, Facebook, Twitter e outras plataformas consagradas por usuários mundo afora, o estudo se baseia nas redes e canais mais populares do país, quais sejam: Tencent Weibo, Sina Weibo, Sina Sports, WeChat e Hupu Sports.

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Levando em conta o total de seguidores e seus níveis de engajamento (atividades como comentários e compartilhamentos), a presença quantitativa dos clubes em canais oficiais e sites locais, e também a sua capacidade de gerar buzz, o Bayern foi o grande campeão dessa edição. O equilibrado desempenho dos bávaros contrasta com a queda acentuada do Barcelona, líder em 2013 e apenas 7º colocado neste ano. Em franco crescimento, o Liverpool saltou da 5ª para a 3ª posição, e já ameaça o compatriota Manchester United, mais uma vez vice. Presente no ano passado, Internazionale, Málaga e Valencia não tiveram posições de relevância, ao passo que Ajax e Paris Saint-Germain debutam.

Abaixo, você acompanha o levantamento na íntegra:

Imagens: GE.com (1); Reprodução (2)

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