PUMA | Nova camisa cria polêmica entre torcedores do Independiente

casaca-amarilla

Em sua constante busca por novas receitas, muitos clubes têm se voltado à promoção do seu maior vetor de marketing: a camisa. Temporada sim, temporada também, assistimos ao lançamento de modelos “alternativos”, com as mais diversas cores, que, muitas vezes, pouco têm a ver com a história das equipes; e, mesmo quando têm, não refletem sua identidade clássica.

Foi o caso, por exemplo, da camisa rosa que a Nike criou para o Boca Juniors, em 2013. E é o caso da nova camisa do Independiente, assinada pela PUMA: amarela, com detalhes em azul – quase boquense. Convenhamos, bem distante da realidade de um clube conhecido como rojo (vermelho).

rojo amarillo

E de onde tiraram essa ideia? Do ano de 1975, quando o modelo foi utilizado três vezes, para que as televisões pudessem diferenciar o Independiente de adversários que também vestiam vermelho: seleção de Hong Kong, numa excursão pela Ásia; Colón, pelo Campeonato Metropolitano; e Unión Española, numa das finais da Libertadores da América (vencida pelo Rey de Copas).

A releitura terá tiragem limitada e, provavelmente, será utilizada poucas vezes. Para a torcida do gigante de Avellaneda, porém, apenas a apresentação do manto mostrou-se um erro intolerável. E não por acaso: ainda machucados pelo rebaixamento à B Nacional (Segundona), os hinchas jamais se identificariam com um produto que, por influências externas, alterou – ainda que pontualmente – uma identidade que ele hoje se busca reafirmar perante o país.

É o orgulho rojo que deve ser resgatado. Não o amarillo y azul, que talvez nunca tenha existido. E é isso que os torcedores do Independiente estão dizendo nas redes sociais, como você verá abaixo. Para o clube e a PUMA, resta uma reflexão: adequação ao momento do consumidor é um conceito-chave em todo lançamento.

Imagens: Loco Por el Rojo (1); Monarquia Roja (2)

Category: CamisasMarketing

Tags:

Comentários

  1. essa camisa amarela é feia mesmo e a PUMA tá com padrão NIKE de feiura…… muito feia

  2. Realmente a PUMA está com padrão Nike de feiura. O corte da camisa está feio.