Pesquisa revela campeonato, clube e seleção favorita dos chineses

china

Se o futebol é mesmo um “negócio da China”, então é preciso conhecer as preferências dos chineses. Para isso, a conceituada Coventry University’s Centre for the International Business of Sport (CIBS) conduziu uma pesquisa através da rede social de microblogs Sina Weibo, obtendo exatas 15.586 indicações sobre os campeonatos, clubes e seleções mais amadas pelos torcedores de lá. No geral, há um domínio inglês – certamente favorecido pela atuação de David Beckham como embaixador oficial do esporte bretão no país. Acompanhe:

Chelsea players celebrate with trophy after winning the English Premier League at Stamford Bridge in London

CAMPEONATOS. A Barclays Premier League lidera, com 7.697 menções (que representam quase 50% da preferência), seguida de longe pela Liga BBVA (3.910). Apesar de levar três das últimas cinco decisões da Supercopa Italiana a Pequim, a Serie A TIM não foi além das 3.614 indicações. Surpreendente baixa performance da 1. Bundesliga (318).

arsenal

CLUBES. Separados por pouco mais de 500 menções, Arsenal (3.785) e Manchester United (3.210) abrem a lista. Bem atrás, vêm: Milan (2.204), Real Madrid (1.959) e Barcelona (1.930). Recentemente apontado pelo estudo “Red Card 2014″ como o clube europeu com maior presença digital na China, o Bayern, curiosamente, não aparece entre os primeiros dessa relação.

G

SELEÇÕES. Se no futebol de clubes a preferência é inglesa, entre os times nacionais quem mais apaixona os chineses é a Alemanha, com 3.118 menções. Seguem: Itália (2.488), Espanha (2.418), Inglaterra (2.393) e Argentina (1.372). Sentiu falta do Brasil? Vem logo atrás dos porteños, com 1.120 indicações.

Imagens: news.cn (1); Divulgação (demais)

Category: MarketingMercado

Comentários

  1. Isso se chama Marketing. Quem faz mais marketing na China ganha mais seguidores. O Arsenal e a Alemanha souberam disso e fizeram isso. Bela jogada.

  2. É marketing mesmo. Tanto que alguns gigantescos clubes tem página em chinês e tudo, no site oficial.