Paderborn Kids: em 4 anos, 32,5% a mais de público no estádio

paderborn 2

Enquanto muitos clubes (e muitos dos nossos, em particular) insistem em incluir os pequenos torcedores apenas em ações pontuais ou pacotes promocionais, outros encaram a renovação de torcida como uma estratégia de crescimento. É o caso do SC Paderborn 07, caçula da 1. Bundesliga em 2014-15.

Pouco afeito ao futebol profissional até o início dos anos 2000, e disputando torcida com vizinhos maiores na região da Renânia do Norte-Vestfália (Borussia Dortmund, Borussia Mönchengladbach, Schalke 04, Fortuna Düsseldorf e Colônia, por exemplo), o clube entendeu que o melhor caminho para conquistar novos seguidores seria rejuvenescer as arquibancadas da Benteler Arena. E dessa constatação nasceu o Paderborn Kids, voltado a crianças e adolescentes de 5 a 14 anos.

paderborn 5

Lançado na temporada 2009-10, quando o Paderborn fazia sua reestreia na 2. Bundesliga, o projeto construiu um universo azul-e-preto para os boleirinhos, que, por apenas € 48,00 anuais, podem assistir às partidas, em casa e fora de casa, sozinhos, sob supervisão de profissionais. O valor também inclui a participação em uma série de programas educativos – que vão desde alimentação até leitura – e, ainda, visitas periódicas do elenco profissional nas escolas da cidade.

paderborn 4

Atualmente, o Paderborn Kids conta com mais de 300 adesões. Mas, mais do que qualquer número no quadro associativo, o resultado está nas arquibancadas. O incentivo à presença dos torcedores menores impulsionou a também o interesse dos mais velhos e atraiu um público familiar, que fez a média de espectadores crescer cerca de 32,5%, saltando de 8.300 para 11.000 pessoas nas quatro últimas temporadas. Uma base importante para que, em 2014-15, na elite, o Paderborn possa seguir os exemplos de seus adversários e ocupar praticamente todos os 15.000 assentos de sua casa. Tudo isso pensando grande. E nos pequenos.

Imagens: Divulgação

Category: Marketing