Manchester United concentra 11% dos patrocínios das 6 maiores ligas da Europa

united 2

Nesta semana, o estudo Sponsorship Today, da britânica IMR Publications, revelou que o Manchester United tem em seus cofres a maior fatia dos patrocínios de 2014-15 no futebol europeu, considerando-se os 1.179 contratos ativos nas seis principais ligas nacionais do Velho Mundo: Barclays Premier League (Inglaterra), 1. Bundesliga (Alemanha), Liga BBVA (Espanha), Serie A TIM (Itália), Ligue 1 (França) e Eredivisie (Holanda).

Potencializados pelo máster de camisa da Chevrolet e seus acordos regionais, e mesmo sem contabilizar o fornecimento esportivo com a Nike (que será substituída pela adidas na próxima temporada), os red devils somam € 146 milhões, 11% do total. Para que se tenha dimensão desse resultado, o Barcelona, segundo no levantamento, fatura € 41 milhões a menos, e o Burnley, um dos caçulas da elite inglesa, arrecada apenas € 1,54 milhões.

united

No total, as seis grandes ligas europeias concentram € 1.321 milhões em patrocínios, com grande vantagem da Premier League (€ 460 milhões) sobre a 1. Bundesliga (€ 313 milhões) e a Liga BBVA (€ 233 milhões). O maior crescimento, porém, foi registrado na Ligue 1, em muitos graças ao Paris Saint Germain, que, apenas com o máster de camisa da Emirates, aumentou seus ganhos de € 4,9 milhões em 2012 para os atuais € 24,7 milhões por temporada.

Imagem: Divulgação

Category: MarketingMercadoNegócios