Deloitte indica Real Madrid como clube que mais faturou em 2012-13

real madrid

Pela nona temporada consecutiva, o Real Madrid lidera o ranking de faturamento Football Money League, elaborado pela renomada consultoria Deloitte. Em 2012-13, o clube concentrou € 518,9 milhões em receitas, sendo que a área comercial entregou 41% do resultado – que poderia ter sido ainda maior caso os merengues tivessem erguido alguma taça no período e somando eventuais ganhos em merchandising.

Uma posição – e mais de € 30 milhões – atrás, vem o arquirrival Barcelona. Mais presentes do estudo, os clubes ingleses ramificam suas principais forças entre: portfolio comercial (Manchester United, Manchester City e Liverpool); exposição de mídia (Chelsea e Tottenham); e bilheteria (Arsenal). Na 5ª colocação, com € 398,8 milhões, o Paris Saint Germain foi o clube que mais evoluiu nos últimos 12 meses.

Entre os alemães, destaque para a baixa influência das receitas de transmissão no faturamento. Os italianos, por outro lado, sofrem de “TV-dependência” explícita, ganhando muito menos com produtos e ingressos. Na Turquia, os acordos esportivos com Nike e adidas turbinaram os respectivos caixas de Galatasaray (16º) e Fenerbahce (18º). Entre os estreantes, destaque para o Atlético de Madrid, que é o único espanhol com a maior parte do resultado concentrada em broadcasting.

Confira a apresentação detalhada, com todas as figuras financeiras e, ainda, dados de interação e presença de cada clube nas redes sociais:

Imagem: Divulgação

Category: MarketingMercadoNegócios