#Copa2014 | Com Osmar Santos, Penalty lança Gorduchinha, a bola do povo

gorduchinha 001

Carnavalesca, Bossa Nova e Brazuca. Pra quê negar? As opções de nome para a bola da Copa do Mundo FIFA 2014 desagradaram em cheio a maioria dos brasileiros. “Cadê ‘Gorduchinha’ nessa lista?”, todos perguntavam. Fez-se até campanha para a inclusão do nome, tendo como símbolo o ex-narrador Osmar Santos, que popularizou o apelido — criado pelo jornalista e radialista Elias Skaf. Mas não funcionou. Ou melhor: não tinha funcionado.

gorduchinha 002

Fora do rol de apoiadores do Mundial, a Penalty decidiu transformar a frustração em oportunidade, e lançou ontem (13), a sua Gorduchinha. O “Pai da Matéria”, claro, é o grande homenageado e garoto-propaganda do projeto. Para o futuro, a marca planeja lançar outros produtos em referência a ele – como, por exemplo, a chuteira “Pima” (na Gorduchinha). Ripa na chulipa, que marketing de oportunidade é isso.

gorduchinha 004

gorduchinha 003

Imagens: Divulgação (1 e 2); Tiago Queiroz/Estadão (demais)

Category: Marketing

Comentários

  1. Nota 10 Penalty! Além do nome não gostei nada da bola que adidas fez. Acho a adidas melhor marca de esportes mas com a bola da copa ficou devendo mas também a merda da globo teve que por o nariz pra escolher esses nomes horriveis. “carnavalesca” foi o pior de todas que eu saiba é copa de futebol não de carnaval.

  2. Justa homenagem ao Osmar Santos, ícone das transmissões esportivas do Brasil. Entretanto, não se fez justiça ao verdadeiro “dono” da Gorduchinha, o jornalista e radialista Elias Skaf, ex-companheiro de Osmar na Jovem Pan. Elias sugeriu o nome ao Osmar, no final da década de 70, num bar no prédio da rádio, na av. Paulista. É uma pena que o verdadeiro “criador” da Gorduchinha, tenha sido esquecido.

  3. Oi, Evaldo.

    Não sabíamos dessa história. Excelente. Vamos atualizar o post com essa informação, ok?

    Abraço e obrigado pelo toque.