Torcida do Union Berlin contra modelo Red Bull: “Cultura do futebol morre em Leipzig”

UNION 000

Qual o limite do business no futebol? Pelos lados do Stadion An der Alten Försterei, casa do 1. FC Union Berlin, a resposta é uma só: zero. E isso ficou claro no último final de semana, quando seus torcedores receberam o RB Leipzig (ex-SSV Markranstädt) e protestaram veementemente contra a presença da Red Bull, proprietária do clube, na Bundesliga – que aqui é a 2. Bundesliga, Segundona.

“Mas por que justamente a Red Bull”? Porque, tecnicamente, o comando da empresa no RB Leipzig vai de encontro à norma do “50+1″, que obriga os clubes a ter maior participação popular, de membros-proprietários, em comparação a qualquer organização externa. No caso do Leipzig, a RB possui 49% das ações – além de um naming right, disfarçado pelo termo RasenBallsport, algo como “esporte com bola na grama” -, mas a referida participação popular, por ora, não chega a 300 adesões. E isso em meio a uma torcida que, apenas na última temporada, registrou média de público superior a 16 mil espectadores, a mais alta da 3. Liga (Terceirona).

Uma realidade inaceitável para os eiserne do 1. FC Union Berlin, que acompanham de perto todas as ações do clube e, anos atrás, adquiriram e reformaram seu próprio estádio. Para eles, o futebol é jogado no final de semana, mas acontece diariamente. É uma cultura, feita por pessoas e para as pessoas. E dentro dessa cultura está uma ideologia, um posicionamento de resistência. A “alternativa” (a palavra está desgastada, mas cabe aqui) àqueles clubes que buscam mais visibilidade externa do que dentro das suas próprias cidades ou comunidades e, pensando no futuro, renegam o passado de um nome, uma bandeira e uma história sempre presentes. Concordando ou discordando, essa é a mensagem você verá a seguir:

A CULTURA DO FUTEBOL MORRE EM LEIPZIG.

union 001

O FUTEBOL PRECISA DE:

union 002

PARTICIPAÇÃO.

union 003 participacao

PERSEVERANÇA.

union 004 perseceranca

PERTENCIMENTO.

union 005 pertencimento

EMOÇÕES.

union 006 emocoes

ABNEGAÇÃO.

union 007 abnegacao

FAIR PLAY FINANCEIRO.

union 008 fair play financeiro

TRADIÇÃO.

union 009 tradicao

TRANSPARÊNCIA.

union 010 transparencia

PAIXÃO.

union 011 paixao

HISTÓRIAS.

union 012 historias

INDEPENDÊNCIA.

union 013 independencia

CRIAÇÕES COMO VOCÊS SÃO A MORTE DA CULTURA DO FUTEBOL.
E ISSO É MAIS DO QUE APENAS NEGATIVISMO.

union 14

Imagens: Groundhopping etc

Category: Marketing