Confira as ações do Barcelona para o Ano Novo Chinês

barca china 1

Na última sexta-feira (31 de janeiro), comemorou-se o Ano Novo Chinês, cujo ascendente zodiacal é o cavalo. Em constante processo de internacionalização, muitos clubes enxergaram na festa uma oportunidade para marcar presença no mercado asiático. Mas nenhum deles soube gerar conteúdo como o Barcelona.

Pelos lados da Catalunha, as comemorações começaram três dias antes, com um vídeo em que Neymar, Piqué, Pedro e Sergi Roberto soltam (ou tentam soltar) o mandarim para cumprimentar os blaugranas chineses. Até as 13h45 de hoje, a peça já tinha mais de 87 mil visualizações.

barca china 2

Já no último sábado (31), primeiro dia do “Ano do Cavalo”, as ações aconteceram no Camp Nou, onde o Barcelona recebeu (e perdeu para) o Valencia utilizando um símbolo festivo nas mangas. E Antes da partida, uma cerimônia tradicional, realizada pelas associações Unió d’Associacions Xineses de Catalunya, l’Institut Confuci de Barcelona e Casa Àsia, tomou conta do gramado.

barca china nou 01

barca china nou 02

barca china nou 03

barca china nou 04

barca china nou 05

barca china nou 06

A lição que fica é uma só: além de buscar novos negócios, os clubes devem, antes de tudo, gerar identificação com os torcedores de mercados internacionais. Essa é a chave para que, mesmo de longe, eles se tornem verdadeiros defensores da marca que acompanham, e queiram consumi-la de todas as formas. Golaço do Barcelona.

Imagens: Divulgação

Category: Marketing