Borussia Dortmund vai comprar velho estádio para categorias de base

bvb3

Média de 80.927 espectadores por partida na 1. Bundesliga. E cerca de 1,3 milhão de visitantes durante 2013-14, considerando todas as competições. Vendo os números do Signal Iduna Park, fica difícil acreditar que, um dia, o Borussia Dortmund mandou seus jogos num estádio para “apenas” 25 mil pessoas; no entanto, foi assim até 1974, quando (o que viria a ser) a “muralha amarela” se espremia nas arquibancadas do Stadion Rote Erde.

Mesmo após tanto tempo, o velho estádio, que hoje é propriedade da prefeitura de Dortmund, continua presente na vida do clube. Primeiro, porque está localizado, literalmente, às sobras da atual arena. E, segundo, porque o BVB ainda joga por lá; com sua equipe sub-23, na 3. Liga (Terceirona), para um público médio infinitamente inferior (cerca de 2.500 torcedores), mas joga.

bvb1

Agora, o Borussia se movimenta para resgatar e reativar essa parte de sua história: de acordo com a imprensa internacional, os aurinegros têm negociado a recompra de Rote Erde, que passaria por “uma grande reforma, com investimentos de sete dígitos” para abrigar partidas de todas as equipes de base. Ótima utilização, sem dúvida; mas – e essa é uma especulação nossa – o local tem potencial para ir além da formação de atletas. Pode, sim, gerar receita, com uma oferta diferenciada de match day que resgate o ambiente boleiro dos primeiros anos, e de antes, da 1. Bundesliga – na linha por exemplo, do que os torcedores do Liverpool fazem com o AFC Liverpool, versão amadora e mais acessível dos reds. Num clube onde a torcida é o maior ativo, público certamente não faltaria.

Imagens: Divulgação

Category: Marketing