Anita Garibaldi FC: o time de favela que desafia a Alemanha

anita 000

Futebol e tetracampeonato à parte, o que realmente marcou a campanha da Alemanha na Copa do Mundo FIFA 2014 foi o entrosamento criado entre os jogadores e os moradores da Vila de Santo André (próxima a Porto Seguro, na Bahia), onde a seleção ficou hospedada. E isso nos fez pensar que se a base de Podolski, Götze e companhia fosse São Paulo, eles certamente teriam, no mínimo, ouvido falar sobre o Anita Garibaldi FC.

anita 001

Criado em 2003, o clube tomou emprestado o nome da sua comunidade de origem, que foi fundada dois anos antes e se tornou um dos maiores bairros-favelas de Guarulhos (município vizinho à capital paulistana), abrigando cerca de 4 mil famílias. O nome da revolucionária de Laguna não é mero acaso: tudo o que existe lá foi construído pelos próprios moradores – desde as casas e ruas ao próprio Anita Garibaldi FC, que, além de levar a realidade do local pelos campos de várzea cidade afora, atende a 150 crianças em sua própria Academia de Futebol.

anita 002

Por tudo isso, o Anita Garibaldi FC chamou a atenção da ONG Techo, que atua em 19 países da América Latina e Caribe com a construção de moradias emergenciais em áreas de extrema carência habitacional. Para dar visibilidade a esse problema no Brasil, a organização, em parceria com a agência Wunderman, lançou, às vésperas da Copa, a ação “Desafio ao Campeão do Mundo”, na qual o povo garibaldino desafiava os novos donos do caneco da FIFA para um pega no campinho da favela.

Dois meses após a consagração da Alemanha no Maracanã, a campanha continua, bem como os desafios de todos os dias na comunidade. Por isso, não quisemos deixar esse sonho morrer. Para contribuir, acesse techo.org/desafioanita, junte-se gratuitamente à torcida e, de preferência, compartilhe a sua ação nas redes sociais, para dar visibilidade à iniciativa. Já são mais de 19.400 adesões. Quem sabe se os moradores de Anita Garibaldi não terão que aprender a falar alemão?

anita 003

Imagens: Gervas Della (1); Divulgação/Techo (demais)

Category: Marketing