40 Jahre Heimat | Borussia Dortmund marca 40 anos de sua casa com minidocumentário

Borussia Dortmund yellow wall

Em 1966, o Borussia Dortmund derrotou o Liverpool na final da antiga (e saudosa) UEFA Cup Winners’ Cup, tornando-se o primeiro clube alemão a erguer uma taça continental. A partir daí, teve-se a clara noção de que o velho Stadion Rote Erde, com seus 25 mil lugares, havia ficado pequeno para os borussen. A resposta para essa impressão se concretizaria oito anos depois: em 2 de abril de 1974, o Westfalenstadion – hoje Signal Iduna Park, por razões de naming rights – abria suas portas.

bvb 2

De seus iniciais 54 mil lugares à atual maior média de público do mundo, de seus títulos a um quase rebaixamento – em 1985-86, no play-off contra o Fortuna Köln -, o templo da “muralha amarela” já esteve até na camisa do clube (foto acima) e chega aos 40 anos com muitas histórias para contar. As melhores delas estão no documentário 40 Jahre Heimat (“40 Anos em Casa).

Signal_Iduna_Park_new_sign

Contando com depoimentos de dirigentes, ídolos e do atual comandante borussiano, Jürgen Klopp, o curta resume, em dez minutos, como o estádio acompanhou a tragetória do BVB, sendo tanto um símbolo de crescimento quanto sua única garantia nos piores anos. O áudio, claro é alemão, mas é possível habilitar legendas em inglês. Confira:

Imagem: Divulgação

Category: Marketing