Primeiros resultados: quais as marcas mais lembradas na Copa das Confederações?

Após duas semanas de disputa, a Copa das Confederações FIFA 2013 encerra-se hoje (30), com a decisão entre Brasil e Espanha, no Maracanã. Mas e no campo das marcas – quem venceu a disputa pela mente do consumidor?

Para responder a essa pergunta, o instituto Ipsos está conduzindo uma pesquisa, que quantaifica e qualifica a lembrança dos anunciantes e não-anunciantes durante o torneio. O estudo só será concluído em agosto, mas os resultados preliminares foram divulgados já na última sexta-feira (28). Os dados foram colhidos entre 17 e 21 de junho, a partir de entrevistas com 1.000 pessoas, de 14 a 55 anos, em todas as regiões do País. Confira:

– Em média, 3,5 marcas que comunicam mensagens relacionadas à Copa das Confederações são lembradas pelo público, mas com menos de 5% de lembrança espontânea.

– Coca-Cola, Itaú e Brahma são as três marcas mais lembradas espontaneamente.

– Três maiores índices de associação espontânea entre consumidores e patrocinadores: 51% para Coca-Cola, 23% para Itaú e 15,9% para adidas.

– Após a apresentação de uma lista das marcas patrocinadoras, os maiores índices de lembrança foram de: Coca-Cola (73%), Visa (48%) e Itaú (47%).

– Marcas não-patrocinadoras mais citadas: TV Globo (58%), Guaraná Antarctica (50%) e Brahma (48%).

– Índices de associação à Copa das Confederações por segmentos: bebidas (78%), bancário (29%), esportivo (25%), automobilístico (21%), telefonia (19%), alimentos (18%) e cartão de crédito (14%).

– Postura do brasileiro em relação ao torneio: mais entusiasmado no início; mais cético e questionador no final do período.

Fonte: CCSP / Imagem: esporte.band.uol.com.br

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