No Dia do Futebol, pesquisa mostra o fanatismo do inglês

Às vésperas do pontapé inicial de mais uma temporada da Barclays Premier League, a Football Association divulgou oficialmente ontem (9), uma pesquisa que mostra o quanto os ingleses podem ser fanáticos por futebol.

A iniciativa marca as comemorações do “Sir Bobby Robson National Football Day” – o Dia do Futebol, que, como o nome entrega, homenageia o lendário jogador e técnico inglês, multicampeão em clubes como PSV, Porto e Barcelona, e semifinalista da Copa de 1990 com a Inglaterra.

A paixão de Bobby pela gorduchina – little fat, como eles devem dizer por lá – foi resumida numa célebre frase: “Os primeiros 90 minutos de uma partida são os mais importantes”. Veja agora como os seus “súditos” se relacionam com o esporte que inventaram:

Futebol na cabeça

– Mais de 50% dos entrevistados pensam em futebol pelo menos uma vez por minuto. E, na mesma proporção, pensam mais na bola do que no próprio trabalho;

– 52% pensam mais em futebol do que em comida;

Futebol e comportamento

– 91% podem perder um casamento ou uma festa de aniversário, mas jamais os jogos de seus times;

– 94% fazem um planejamento anual com base no calendário da temporada;

– 89% tiram férias apenas quando não há jogos de seus clubes;

Futebol toda hora

– 59% recebem atualizações e notícias sobre futebol no celular ou via e-mail;

– 19% admitem checar notícias de futebol a cada minuto;

– 66% dizem que o futebol é o assunto principal de qualquer conversa numa segunda-feira. E, na mesma proporção, os entrevistados revelam que fofocas sobre os atletas e o esporte são o melhor tipo de “conversa fiada”;

– 65% comentam as grandes notícias sobre futebol com amigos imediatamente;

Como ficar sem futebol?

– 53% afirmam que o início da temporada é o evento mais importante do calendário. Para 50%, este é o momento de maior felicidade no ano; para 53%, o de maior otimismo. E 57% experimentam sintomas de “abstinência” durante a espera;

– Para 52%, as notícias sobre o vai e vem de jogadores são as únicas fontes de prazer durante a pré-temporada;

– 41% afirmam que, para aplacar a saudade do campeonato, jogam futebol society;

Futebol e relacionamentos

– 61% revelam que o futebol oferece-lhes uma forte rede social, com amizades mais próximas (58%) e duradouras (61%);

– Para 68%, o futebol é um integrador de personalidades. E 65% acreditam que o esporte instala um senso de comunidade e pertencimento nas pessoas.

Imagens: Desconhecida (1); Daily Mail (2)

Category: Marketing

Comentários

  1. todas as camisas da inglaterra/umbro são bonitas. Tenho a da euro 2012. Vou comprar a da nike mas e feia. Simples demais