Marketing de Torcida | Los Cuervos de Poe: porque o San Lorenzo é clube de bairro

cuervos

Em 105 anos de vida, o San Lorenzo conquistou 14 títulos argentinos e outros dois internacionais. Sua maior vitória, porém, aconteceu fora de campo: no dia 15 de novembro de 2012, a Câmara Leguislativa de Buenos Aires aprovou, por unanimidade, a Ley de Restitución Histórica, que deu ao clube o direito de retornar à sua verdadeira casa: o bairro de Boedo.

Foi o fim de uma angústia que durava desde 1979, quando o ciclón, coagido pelo governo militar do país, vendeu, quase de graça, o velho estádio Gasómetro, na Av. La Plata. Local onde, hoje, está um hipermercado de uma famosa rede internacional – que tem até as mesmas cores do clube, mas nunca foi aceito pela comunidade. E que só sai de lá se receber uma indenização de ARS$ 94 milhões (cerca de R$ 40 milhões).

san lore 001

Esse é o último obstáculo. Para superá-lo, o San Lorenzo lançou, em maio, a categoria Sócio Refundador, em que os torcedores adquirem metros quadrados do terreno. E já que a volta definitiva para Boedo está nas mãos da torcida, a campanha oficial da iniciativa está sendo feita por um grupo de torcedores: Los Cuervos de Poe.

san lore 002

Autodefinidos como “fundamentalistas culturais e guardiões da volta à Avenida La Plata”, os cuervos criaram a campanha Vuelve la Cultura a Boedo, que mostra intepretações dos cantos da torcida no dia a dia. De certa forma, uma resposta aos críticos – sim, existem – da volta do San Lorenzo ao bairro, que veem o estádio e os torcedores pelas ruas como fatores de desvalorização imobiliária.

Só pela intenção, já merece ganhar um leão de ouro em Cannes. E pela execução, muitos mais. Confira:

Imagens: Somos Cuervos (1); Los Cuervos de Poe (2); Reprodução (3)

Category: ColunasMarketing

Comentários

  1. VAMOS A VOLVER A BOEDO
    DE LA MANO DE LA HINCHADA MAS GRANDE, FIEL Y CREATIVA DEL MUNDO.