Estudo mostra relação de clubes espanhóis com seus fãs no Facebook

Imagem Divulgação

Nos últimos dias, a filial espanhola da agência digital E.Life divulgou uma análise interessante sobre a relação, ou tipos de relações, de dez populares clubes da Espanha com seus “torcedores virtuais” no Facebook.

O estudo analisa o número de fãs, nível de engajamento, talking about, interações, tipos de conteúdos postados e a resposta ao torcedor. Tudo para mostrar que as ações virtuais podem ser convertidas ou consolidar processos reais de fidelização. Acompanhe (lembrando que os dados podem ter variado, para mais ou menos, desde a data da publicação do estudo):

ImgDivulgação

1. Número de fãs: o Barcelona é o espanhol mais popular do Facebook, com 45.474.411, seguido por Real Madrid (42.780.577) e Atlético de Madrid (986.168). Entre os analisados, Espanyol (72.539), Real Sociedad (52.918) e Real Zaragoza (25.685) são os que mobilizam menos seguidores.

2. Nível de engajamento: os posts do Atlético de Madrid sobre suas vitórias e conquistas geram compromisso (ou preferência) de 0,35%. Os colchoneros são seguidos de perto pela Real Sociedad (0,34%) e Real Bétis (0,32%). Sevilla (0,13 %), Valencia (0,12%) e Athletic Bilbao (0,06%) são os piores nessa estatística.

988325_10151893720147389_1989686780_n

3. Talking about: entre comentários e difusão espontânea, o Real Madrid teve 26.171.345 à sua página, à frente de Barcelona (15.817.668) e Atlético de Madrid (546.079). Athletic Bilbao (74.692), Espanyol (61.919) e Real Zaragoza (22.895) são os menos falados.

4. Interações: Barcelona e Real Madrid dominam o levantamento, com 6.974.353 e 5.44.2167, respectivamente. Os blaugrana são os que mais “curtem” as postagens, enquanto os merengues são líderes em compartilhamento e comentários.

5. Tipos de conteúdos: o clube que mais promove atualizações em seu perfil é o Athletic Bilbao (94%), seguido por Real Zaragoza (72%) e Sevilla (27%). Na postagem de fotos, o líder é o Valência (99%), seguido por Barcelona (97%) e Real Bétis (81%). O Espanyol é o que mais compartilha links (54%), à frente de Atlético de Madrid (47%) e Real Sociedad (46%). Os colchoneros, porém, são os que mais usam vídeos (53%), com grande vantagem sobre Real Sociedade e Real Zagaroza (ambos com 22%) e Real Bétis (17%).

1379968_616163411759628_1194482698_n

6. Resposta ao torcedor: gestão de relacionamento falha para todos os clubes. Durante o período de análise, apenas Sevilla e Real Bétis responderam aos comentários de seus fãs – e, mesmo assim, demoraram entre 10 e 90 minutos.

Imagens: Reprodução

Category: MarketingRedes Sociais

Tags: