Especial UCL | Sucesso de Bayern e Borussia turbina receitas da Bundesliga

baybor

2012-13 foi, realmente, o ano da Bundesliga. Além de ter seus dois melhores times, Bayern de Munique e Borussia Dortmund – respectivos campeão e vice nacional desta temporada – decidirem a UEFA Champions’ League, suas receitas também foram beneficiadas, e muito, pelo sucesso dos dois times na Europa.

Dos € 2,1 bilhões (número-recorde) movimentados pela liga alemã nos últimos 12 meses, cerca de € 170 milhões vêm apenas da venda de produtos oficiais dos seus clubes. E, deste valor, € 57 milhões estão em cofres bávaros, e outros € 30 milhões no caixa borussiano. Tudo isto sem contabilizar as linhas de merchandising oficiais de Bayern e Dortmund para o jogo de hoje, em Wembley.

O segredo para alcançar ganhos como estes? Investir em diversidade de oferta. Só o Borussia Dortmund possui mais de 1.000 itens licenciados, e muitos deles não são relacionados com futebol – como, por exemplo, torradeiras e uma mostarda própria. Outra ponto importante é ter portfolios completos de trabalho para o público feminino: na Bundesliga, as torcedoras respondem por 26% do consumo, comprando para uso próprio e decidindo compras para amigos(as), parceiros e até crianças.

Fonte: DW / Imagens: nydailynews.com

Category: MarketingMercadoNegócios

Tags:

Comentários

  1. Borussia e Bayern dando exemplo de como o marketing deve funcionar nos clubes.