Campeão da Champions’, Bayern foi apenas 9º em direitos de TV

No dia 25 de maio, cerca de 150 milhões de pessoas em mais de 200 países assistiram pela TV à quinta conquista do Bayern de Munique na UEFA Champions’ League. Na distribuição dos direitos de transmissão do torneio, porém, quem ganhou mais foi o vice-campeão, Borussia Dortmund.

Aliás, não só o Borussia: os bávaros foram apenas os nonos colocados no ranking de broadcasting, superado por clubes que não foram além das quartas-de-final, como Juventus, Milan e Paris Saint-Germain, e até pelo pequeno Montpellier, eliminado na fase de grupos.

Como isso é possível? Simples: nas competições da UEFA, os clubes recebem não apenas com base nas partidas que disputaram, mas proporcionalmente aos acordos de mídia fechados em seus países. Nisso, melhor para italianos e franceses, que tiveram mais contratos e ocuparam menos vagas em relação aos alemães, espanhóis e ingleses, por exemplo.

Outra variável importante na distribuição é o “bônus” com base na campanha doméstica da temporada anterior. Com isso, Juventus, Real Madrid, Montpellier, Borussia Dortmund e outros clubes que entraram como campeões nacionais em 2012-13 garantiram mais dinheiro. Confira a lista dos dez que mais lucraram:

01. Juventus: € 44.815.000,00
02. Milan: € 36.257.000,00
03. Paris Saint-Germain: € 23.690.000,00
04. Real Madrid: € 23.541.000,00
05. Montpellier: € 22.725.000,00
06. Borussia Dortmund: € 21.761.000,00
07. Barcelona: € 20.108.000,00
08. Manchester United: € 19.455.000,00
09. Bayern: € 19.146.000,00
10. Chelsea: € 18.677.000,00

Imagens: Desconhecido

Category: MarketingMercadoNegócios