BrandFinance: Bayern é marca mais valiosa do futebol mundial

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Entre os títulos da 1. Bundesliga e da UEFA Champions’ League, e a possibilidade da Tríplice Coroa na Copa da Alemanha – neste sábado (1º de junho), conatra o Stuttgart -, o Bayern já comemora uma nova conquista; esta, porém, fora das quatro linhas.

Nesta semana, o estudo Football 50 2013 da BrandFinance – líder mundial em brand consultancy para diversos mercados – considerou a marca dos bávaros como a mais valiosa do futebol mundial. Com 9% de crescimento em relação a 2012, o clube de Munique saltou de US$ 786 milhões para US$ 860 milhões, superando o então líder Manchester United – que se retraiu em 2% nos últimos 12 meses (indo de US$ 853 milhões a US$ 837 milhões).

Outro grande vencedor desta análise foi o vice-campeão europeu, Borussia Dortmund, que entrou no Top 10 crescendo 15% desde a última temporada – e ultrapassando o arquirrival Schalke 04. Entre os gigantes, variações negativas e preocupantes para Milan (9º, -10%), Ajax (14º, -12%); Internazionale (15º, -30%), e Olympique Marseille (18º, -34%).

Dentre os brasileiros, destaques para: Corinthians, o mais bem colocado entre os nossos clubes – 19ª colocação, com valor de US$ 103 milhões; e Santos, que embora apareça bem atrás (38º), apresentou 70% de crescimento em um ano, a maior taxa do estudo. Por fim, menções especiais para os recém-chegados Galatasaray (17º, US$ 117 milhões), Fenerbahçe (22º, US$ 95 milhões), Besiktas (36º, US$ 71 milhões), Benfica (42º, US$ 56 milhões) e West Bromwich (47º, US$ 54 milhões).

Abaixo, os dez primeiros colocados. Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui.

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Imagem: Divulgação (1); Reprodução (2)

Category: MarketingMercado

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