Associação de torcedores assume categorias de base da Sambenedettese

Imagine: seu clube é rebaixado na Terceirona e abre falência; recomeça da amadora Sexta Divisão e, quatro anos depois, conquista o direito de jogar entre os profissionais; mas não consegue se inscrever por falta de recursos; e volta para a “Sextona”.

Imaginou? Pois os torcedores da Sambenedettese, simpático clube italiano de San Benedetto del Tronto, no Marche, viveram tudo isso. Cansados dos desmandos e “boas intenções” dos últimos anos, eles formaram a associação Noi Samb, uma supporters trust que busca ser majoritária no clube em um futuro próximo.

E o primeiro passo foi dado na última semana, quando a associação se tornou a mantenedora oficial das categorias de base da ASD Sambenedettese. O acordo é válido por três temporadas e deve injetar cerca de € 88 mil anuais no setor, cobrindo custos com técnicos, uniformes, aluguéis de campos e viagens. Ao clube, compete apenas selecionar atletas.

Essa é a segunda parceria do tipo no futebol italiano – a primeira aconteceu entre Taranto e Fondazione Taras -, confirmando o crescimento das associações de torcedores no país. VeneziaUnited (Venezia), Mantova United (Mantova), Lucca United (Lucchese) e MyROMA (Roma) são apenas alguns exemplos de cooperativas populares que buscam maior peso nas gestões de seus clubes

Imagens: Noi Samb (1); Desconhecido (2)

Category: Marketing