Torcedores britânicos querem voltar a assistir aos jogos em pé

Nas últimas semanas, a The Football Supporters Federations-FSF, associação criada e dirigida por torcedores da Inglaterra Escócia e País de Gales, deu início à campanha “Safe Standing” – uma ação popular, que busca a criação de áreas específicas nos estádios para os torcedores que desejam assistir aos jogos em pé.

A prática, tão antiga quanto o futebol, foi formalmente inibida na Inglaterra (e posteriormente em todo o Reino Unido) pelo célebre “Relatório Taylor”, que obrigou os clubes a adotarem apenas assentos numerados em seus estádios – medida de segurança em resposta à tragédia de Hillsborough, em 1989, quando 96 fãs do Liverpool morreram após a queda de uma das grades do campo de Sheffield.

Mais de 20 anos depois, os clubes já se adaptaram; mas os torcedores, não. Apelando ao direito de escolha e segurança do consumidor – já que todas as facilidades atuais dos estádios foram pensadas para torcedores sentados – a FSF propõe que sejam implantados setores-teste, semelhantes aos dos campos de rugby, em estádios selecionados da Barclays Premier League e npower Championship inglesas.

Os primeiros setores standing poderão surgir nos estádios de Aston Villa, Crystal Palace, Hull City e Peterborough United, que já manifestaram apoio à iniciativa.

Imagem: Divulgação

Thiago Zanetin (@th_dellascala) tem 27 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, espera ansiosamente pelo dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na elite italiana.

Category: MarketingMercado

Tags:

Comentários

  1. Eles poderiam se utilizar do sistema “Stehplatz” (cadeiras removíveis), em um determinado setor do estádio, muito comum em estádios alemães. Dependendo da exigência do jogo, esse setor pode ficar com ou sem cadeiras. Mas acho que, para isso será necessária uma alteração no “Relatório de Taylor”.

  2. Uma alternativa seria a utilização do sistema “Stehplatz” (cadeiras removíveis), muito utilizado em estádios da Bundesliga, onde as pessoa podem assistir aos jogos sentados ou em pé, de acordo com a importância do jogo. Mas para isso, acho que será necessária uma alterção no “Relatório de Taylor”. Obs.: Já havia enviado um comentário semelhente anteriromente, mas não foi aprovado pelo moderador. Caso este também não seja, sinto muito, mas vou retirar o site dos meus favoritos. Obrigado.

  3. Assistir ao jogo sentado é um verdadeiro porre, mas concordo que tem que ter cadeiras confortáveis, ou seja, o estádio tem que agradar a todos, e não apenas a elite ou que que seja,

  4. Oi, Gustavo.

    O site (ainda) não é moderado em tempo real; por isso, às vezes, algum comentário feito pode demorar um pouco para aparecer na lista.

    Mas, tenha certeza: lemos todos, e não temos interesse em reprovar boas mensagens como a sua – muito pelo contrário.

    Esteja sempre à vontade para comentar e conversar com a gente, ok?

    Saluti,

    Thiago Zanetin /=\

  5. Enquanto isso por aqui querem nos fazer assistir aos jogos sentados!