PUMA | Eternizando o ídolo

Todo fã de futebol que se preze sabe a importância da lenda Gheorghe Hagi para o futebol romeno. O ex-capitão da seleção nacional nas Copas de 1990, 94, 98, entre outras competições importantes, foi recentemente homenageado pela Puma e pelo Viitorul Constanta (clube o qual por acaso é dono, atualmente).

O eterno camisa 10 passou por Steaua Bucareste, Barcelona, Brescia, Real Madrid e Galatasaray em seus tempos de atleta, e como treinador, comanda o mesmo Galatasaray, somando passagens pela seleção nacional romena, Steaua Bucareste e Bursaspor, quase refazendo a trajetória que teve como jogador.

Dono do Viitorul Constanta, na cidade de Constanta, que disputa a segunda divisão nacional da Romênia, Hagi sugeriu à fabricante de uniformes que desenhasse algo bem particular, especial para o fardamento do clube. De acordo com o site inglês Who ate all the pies, a Puma não só atendeu o pedido, como fez questão de homenagear o maior ídolo do futebol local.

O modelo utilizado é da linha 2009/10 em clubes como Zenit, Sporting, AEK Atenas e Lazio. No entanto, o que pareceria comum vira peça icônica quando os responsáveis pela criação vieram com a ideia de estampar o rosto de Hagi na camisa, em forma de números binários 0 e 1. Como resultado, evoca a alegria do craque e ainda reconhece o tamanho da história que ele teve no esporte.

A dica é do @dudulorenz, que garimpando a internet atrás de camisas raras encontrou a notícia por meio de fóruns futebolísticos. Melhor ainda seria se houvesse algum lugar acessível para adquirir o uniforme, não?

Felipe Portes, romanista, pseudo-sérvio, estudante de jornalismo e blogueiro inveterado. No twitter, @portesovic.

Category: Camisas

Tags: