Nike | Croácia já tem sua camisa reserva para a Euro 2012

Nação independente da Iugoslávia desde 1990, a Croácia começou sua identificação com o futebol poucos anos depois de se desassociar da antiga força europeia. Com tradição em formação de craques, especialmente nas décadas de 1980 e 90, os axadrezados tiveram participação interessante logo na Euro 96, na Inglaterra, perdendo nas quartas de final para a Alemanha, futura campeã.

Chamando atenção pelo seu inusitado uniforme (xadrez vermelho e branco, como no brasão de armas do país), os croatas traziam consigo no elenco craques como Davor Suker, Robert Prosinecki, Slaven Bilic, Dario Simic e Zvonimir Boban. Dois anos depois, mais uma fascinante campanha, desta vez no Mundial da França, onde alcançaram a semifinal e a muito custo foram eliminados pelos donos da casa, por 2-1.

Desde então ficou marcado na memória do fanático por futebol o desenho de uniforme que trazia todo um orgulho nacional e que diferenciava a Croácia dos demais concorrentes. Algo que nunca deve mudar no futuro. Se no primeiro fardamento há o já infalível “pano de pique nique”, o manto alternativo sempre é azul, com detalhes em xadrez.

Sabendo disso, a Nike conseguiu inovar sem desagradar o gosto do torcedor, com um modelo mantendo a cor azul e detalhes axadrezados na transversal, onde o emblema da federação local é colocado. A combinação poderia chocar os mais conservadores, mas a escolha foi tão bem feita que a mudança na posição do símbolo nacional não abalou a beleza da peça.

Classificados para a Euro 2012, na Polônia/Ucrânia, é de se esperar que a Croácia continue com as boas campanhas feitas nos últimos 16 anos em competições internacionais. Com um bom elenco e agora um estonteante uniforme, decepção é uma palavra que passa longe dos arredores de Zagreb ou Split…

 

Imagens: Nike/Divulgação

Category: Camisas

Tags: