Infográfico sobre as finanças dos clubes ingleses nos últimos 30 anos

Não foram apenas as chuteiras e uniformes que se transformaram e evoluíram nos últimos anos, as finanças dos clubes também sofreram mudanças drásticas. No infográfico abaixo, podemos conferir a evolução que ocorreu nas últimas três décadas em relação a salários de jogadores, público, estádios, títulos e valores de transferências de alguns clubes da Premier League.

Em 1991 o Bari da Itália pagou cerca de 5,5 milhões de libras para contratar o meia inglês David Platt, que atualmente atua como auxiliar do técnico Roberto Mancini no Manchester City. Alguns anos depois (18 para ser mais exato) o Real Madrid investiu 80 milhões de libras para tirar o craque português Cristiano Ronaldo do Manchester United. Um valor que pode aumentar, caso o proprietário do Chelsea (Roman Abramovich) contrate o atual camisa 7 do Real Madrid por 115 milhões de euros.

Outro dado interessante deste infográfico são os salário dos atletas. O atacante George Best, considerado por muitos um dos melhores jogadores de todos os tempos, recebia 1000 libras de salário por semana em 1967. Já o argentino Carlos Tevez, que atualmente joga no Manchester City, possui um salário de 286,000 mil libras por mês.

football finances 1981 2011 600px English Football Finances   1981 to 2011

Vía: Soccerlens

Category: Negócios